6.4.17

Nutracêuticos e Alimentos Funcionais, diferenças

Entenda de forma tão clara quanto objetiva - e até intuitiva - a diferença entre os nutracêuticos e os alimentos funcionais.

**Nutracêuticos e Alimentos Funcionais, diferenças**

Nutracêuticos e Alimentos Funcionais, diferenças
Alimentos Funcionais

 ALIMENTOS FUNCIONAIS o que são? 


Alimentos Funcionais são aqueles ingredientes da alimentação que fornecem um benefício adicional sobre a saúde do corpo, além da sua função nutritiva básica.

Desta forma, inserem-se no conceito de alimentos funcionais todos os alimentos que, em virtude da presença de um ou mais compostos biologicamente ativos, afetem positivamente uma ou mais funções fisiológicas do organismo, seja melhorando o estado de bem-estar físico e (ou) psicológico, seja reduzindo o risco de determinada doença.

Os alimentos funcionais devem demonstrar os seus efeitos fisiológicos em quantidades normalmente consumidas pelos indivíduos num padrão alimentar normal como parte de uma dieta regular, variada e equilibrada.

Os alimentos funcionais não são cápsulas nem comprimidos nem qualquer outra forma de suplemento alimentar. Aos compostos fisiologicamente ativos se atribui a designação de ingredientes funcionais. Alguns exemplos de ingredientes funcionais de alimentos funcionais incluem: fibras alimentares, minerais, esteróis vegetais, vitaminas, biopidos, probiótios, prebióticos, antioxidantes,...

 NUTRACÊUTICOS o que são? 


Nutracêuticos são produtos que contêm um ou mais ingredientes biologicamente ativos (vitaminas, minerais, ômega 3…) que foram isolados ou purificados de alimentos e que são comercializados sob a forma de preparações medicinais, sendo utilizados para suplementar a dieta.

Podem encontrar-se sob a forma de cápsulas, comprimidos, pó ou outras preparações, NUNCA assumindo, no entanto, a forma de alimento.

Para explicar didaticamente dando um exemplo a diferença entre nutracêuticos e alimentos funcionais veja o exemplo:

O tomate é um alimento funcional. Já uma cápsula contendo licopeno -- um componente extraído do tomate -- é um nutracêutico.



Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner