19.11.08

Vitaminas C e E não previnem doenças cardiovasculares em homens...

Um estudo na Physicians's Health Study II: vitaminas C e E não previnem doenças cardiovasculares em homens, segundo pesquisa divulgada no JAMA

Com o objetivo de avaliar o papel da suplementação das vitaminas C e E, a longo prazo, na redução do risco de eventos cardiovasculares maiores entre homens, foi realizado um estudo com médicos de meia idade e idosos.



Os resultados mostraram que essas vitaminas não ajudaram na prevenção de doenças cardiovasculares.



Artigo publicado na revista The Journal of the American Medical Association (JAMA) sobre o estudo dupo-cego, randomizado, controlado com placebo, conhecido como The Physicians' Health Study II, teve a participação de 14.641 médicos americanos, com idade inicial de 50 anos ou mais, incluindo 754 homens (5,1%) com população que são portadores de uma doença.Número de casos novos e antigos desta doença.



Os participantes receberam suplementos com 400 UI de vitamina E e em dias alternados 500 mg de vitamina C ou placebo. 

Durante o seguimento de cerca de dez anos, observou-se que com oito anos de acompanhamento foram confirmados 1245 eventos cardiovasculares. Os cientistas registraram 511 infartos do miocárdio, 464 ataques cerebrais e 509 falecimentos ocorridos devido a causas cardíacas.

Comparadas ao placebo, tanto a vitamina C quanto a vitamina E não mostraram efeitos sobre eventos ou mortalidade cardiovascular.


Nesta pesquisa, a suplementação de vitaminas C e E não mostrou uma redução maior dos eventos cardiovasculares nos médicos participantes, não fornecendo suporte para seu uso na prevenção dessas doenças em homens de meia idade e idosos.
Fonte: JAMA

Artigos relacionados
§ Vitamina C - benefícios e importância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner