31.3.16

Alimentação dos esquimós

A alimentação dos esquimós (povos indígenas que habitam regiões em torno do Círculo Polar Ártico) é praticamente exclusiva de carne CRUA.

Primeiramente, o significado da palavra esquimó já diz praticamente tudo. Esquimó (Eskimo) significa "comedor de carne crua".

Alimentação dos esquimós
Alimentação dos esquimós

Alimentação dos esquimós


Os esquimós vivem da pesca e da caça, retiram a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para seus trenós.²

A foca é o principal alimento sendo seguido pelos ovos de aves aquáticas ³. Consomem ainda, muito peixe (principalmente salmão, atum e truta).

Nenhuma população do mundo inclui tanta gordura na dieta como os esquimós. E apesar disso eles apresentam a mais baixa taxa de doenças coronárias.

Isto porque quase toda a gordura que consomem são insaturadas, provenientes do peixe e da foca. Eles comem basicamente peixes de águas frias, cozidos ou crus, que contêm grande quantidade de ômega-3, um ácido graxo poliinsaturado. O ômega-3 existe nas algas-marinhas, que servem de alimento para este tipo de peixe. ¹

Nos peixes de água gelada há dois ácidos graxos de cadeia longa da série OMEGA-3 , o Eicosapentaenóico (EPA) e o Docosahexaenóico (DHA). Os esquimós que vivem naquela região ao se alimentarem com esses peixes, incorporam na sua circulação sanguínea esses óleos OMEGA-3 que também apresentam a propriedade de diminuir a agregação de plaquetas no sangue, reduzindo sua viscosidade, tornando-o mais fluido. Isso proporciona aos esquimós circulação mais ativa que ajuda a equilibrar a temperatura do seu corpo.

Estes e outros benefícios, proporcionados pelos ácidos graxos OMEGA-3, fazem dos esquimós um grupo com o mais baixo índice de doenças das coronárias (infarto e angina) entre os seres humanos.

Também não apresentam cáries devido à dieta pobre em carboidratos.

Bom, pelo que vimos há uma grande quantidade de gordura "boa" em sua alimentação e de proteína. Mas, e quanto às vitaminas e fibras. Como obtém? Ainda¹ não tenho essa resposta, apenas tenho quanto a obtenção de vitamina C, D e E, A
Vitamina C e também a A: Estão presentes no fígado cru de suas caças , do qual eles se alimentam ²

Como têm o hábito alimentar e de beber óleo de peixe daí obtêm vitaminas D e E. No inverno, devido à baixa incidência da luz solar, há uma baixa auto-síntese de vitamina D no organismo dos esquimós, o que leva a uma hipocalcemia.
Os minerais eles "retiram" da carne.

Artigos relacionados:
-Alimentação da tribo HUNSA, exclusão de carne (tribo que não come carne e vive muito)
-Ômega 3
-O que são gorduras trans
-O que são gorduras insaturadas
-O que são gorduras saturadas
-Dieta do mediterrâneo para a saúde cardíaca
-Evite 40% do risco de câncer pela alimentação
-Alimentos que fazem bem ao coração
-Dieta mediterrânea reduz mortalidade
-Azeite de oliva em frituras
-Óleo de abacate
-Alimentos que baixam o colesterol ruim

Abaixo texto que extraí do e-book "Saúde através da alimentação Natural":  

O Dr. Ralph Bircher, que recentemente deu informações minuciosas, sobre a tribo hunsa, compara os hunsas com os esquimós da Groenlândia oriental, cujo modo de vida estudou a expedição Höygaard, em 1936. Escreveu ele: Mais de 90 % da alimentação destes esquimós consiste em carne, quase sempre crua. A alimentação é muito natural, mas não corresponde às condições humanas. Não dá lugar a insuficiências consideráveis de vitaminas ou sais minerais, mas dá lugar à ingestão diária de 299 g de albumina animal, em lugar de 60 g, 169 de gordura em lugar de 50 a 80 g e só 122 g de hidrocarbonatos, em lugar de 400 a 500 g. Estes homens parecem sãos, ativos, alegres, amantes do trabalho e inteligentes, quando muito jovens; mas, quando chegam aos trinta e cinco anos perderam a sua juventude, a sua energia e a sua capacidade e mostram-se cansados, entorpecidos e gravemente arterioscleróticos. A duração média da vida destes homens é só de vinte e sete anos e meio. Compare-se tudo isto com a juventude, o aspecto, a capacidade e a atividade dos hunsas, de idade muito avançada. Isto demonstra, pois, que a alimentação hunsa, crua e vegetal, de cereais integrais com suficiente acréscimo de verduras, é própria para as características naturais do organismo humano, e não o é, pelo contrário, a alimentação dos esquimós.

Curiosidades sobre os esquimós:

>> Os esquimós raramente tomam banho e untam seu corpo com banha de baleia ou de foca para proteger-se do frio
>> Por uma questão de status, miscigenação (eles acreditam que os descendentes misturados terão melhores condições de proteger sua tribo) e cultura (faz parte da "hospitalidade" deles), oferecem suas esposas aos visitantes.

Fontes: ¹ - Portal Verde ² - Wikipédia ³ - Nota Positiva

Observação: Esse artigo provavelmente terá acréscimos. Se quiser ¹colaborar (nos comentários), esteja a vontade.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner