19.12.08

Exame de MAMA

32% das brasileiras que moram nas cidades jamais fizeram o exame de mama
A 3ª edição do "Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça", relatório divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na terça-feira, revela que pelo menos um terço das 57 milhões de brasileiras com 25 anos ou mais de idade jamais realizou o exame de mama.

Isso equivale a um contingente de 19 milhões de mulheres (praticamente toda a população da Grande São Paulo, a região metropolitana mais populosa do Brasil) que nunca pisou em um consultório médico para prevenção do câncer de mama, um dos cânceres que mais matam no país.

Segundo a pesquisa, lançada pelo Ipea, a SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e a Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), 32% da população feminina adulta das cidades nunca fizeram o exame.

Entre as mulheres do campo, o quadro só faz piorar, lá o percentual de mulheres que jamais tiveram acesso a um exame de mama praticamente duplica, chegando a 63%. O "Retrato das desigualdades de gênero e raça" analisa microdados coletados pelo IBGE nos últimos 14 anos (Pnads de 1993 a 2007).

fonte: Ciencia e saude
Saúde com Ciência
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner