4.1.09

Influência da alimentação na psiconeuroimunologia

Psiconeuroimunologia significado

A palavra psiconeuroimunologia - PNI (ou psicoendocrinoneuroimunologia - PNEI é a combinação das partes psíquica com endócrina e imunológica.

Essa segmentação permite explicar, em parte, o motivo de duas pessoas entrarem na mesma sala e uma sair gripada e outra não. Resistência individual e identidade fisiológica fazem a diferença.

Alimentação e psiconeuroimunologia


A psiconeuroimunologia é a visão do corpo multifatorial em que se deve dar especial atenção aos nutrientes, afirma Lair Ribeiro, cardiologista com treinamento na Harvard University e autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas norte-americanas.

Famoso por livros de auto-ajuda, Lair Ribeiro entretanto participa como palestrante do painel Psiconeuro, do Simpósio da Ciência Preventiva do Gerenciamento da Saúde, para falar sobre a a função do Ômega 3 no antienvelhecimento.

O médico explica que o Ômega 3 ( ácido alfa-linolênico - LNA) é um ácido graxo que tem seu processo de saturação no terceiro Carbono, por isso denominado três. Pesquisas apontam que em nossa dieta ingerimos muito mais Ômega 6 do que Ômega 3. O Ômega 6 está associado à ingestão de gordura animal, especialmente a carne vermelha, enquanto o Ômega 3 é obtido através de aspargos, brócolis, sementes de linhaça, peixes gordurosos e crustáceos de água gelada ( sardinha, cavalinha, salmão, truta, atum, merluza, bacalhau, camarão, lagosta, caranguejo, etc.). Na semente de linhaça a proporção é de 57% de ômega-3 para cada 100g de linhaça.

Dependendo desse desequilibrio - segundo Ribeiro, a dieta americana chega a ter 20 vezes mais Ômega 6 do que 3 , o organismo enfrenta uma série de problemas. "Todos com processos relacionados com inflamação e degeneração, como arteriosclerose e até esquizofrenia", relata.

TRÊS CÉREBROS: conforme Ribeiro, a associação com a neurologia ocorre porque o ser humano opera com "três cérebros": repteliano, paleomamífero e neurocórtex. Segundo ele, o paleomamífero também é conhecido por " cérebro emocional " e tem como principal nutriente o Ômega 3.

O médico menciona ainda estudos sinalizando que o Ômega-3 pode ajudar a cuidar da síndrome de transtorno obsessivo compulsivo(TOC). Portadores da TOC têm diversos comportamentos extremos como odiar determinadas cores ( a ponto de se recusar a ficar perto de quem as use), abrir e fechar portas diversas vezes, conferir e reconferir itens.

Recomendação: O consumo de alimentos ricos em Ômega-3 pode amenizar e até evitar doenças causadas pelo envelhecimento, recomenda Lair Ribeiro.
leia mais sobre o tema em : "O que é psiconeuroimunologia ?"
Fonte - Texto base para o artigo de: Girardin,Fabíola da Agência Estado.

Artigos relacionados:
Alimentação dos Esquimós
Receita do pão de linhaça mostrada no Globo Repórter
Saúde mental
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner