29.9.15

Tipos de Vegetarianos


A grosso modo os VEGETARIANOS são as pessoas que NÃO comem carnes de nenhum tipo. Nem carnes vermelhas, de porco, frango e nem mesmo peixe. Alguns não consomem nem mesmo leite e derivados e ovos.

Mas este é um nome bastante generalista porque na verdade existem tipos diferentes de vegetarianos.

TIPOS DE VEGETARIANOS

As denominações dos vegetarianos variam de acordo com a inclusão ou exclusão dos produtos derivados de animais.

Tipos de vegetarianos (os vegetarianos são subdivididos em):



- Vegetarianos Veganos

Os vegetarianos veganos não são consumidos nenhum alimento de origem animal, incluindo ovos, leites e derivados. Vão além da alimentação: os veganos não utilizam produtos testados em animais, sejam eles cosméticos, roupas entre outros. Veja receita de feijoada vegana.


- Vegetarianos Ovolactovegetarianos

Os ovolactovegetarianos alimentam-se de ovos e laticínios, mas excluem qualquer tipo de carne ( branca ou vermelha) da sua alimentação.

Tipos de Vegetarianos
Tipos de Vegetarianos


- Vegetarianos Lactovegetarianos

Muito comum por questões religiosas o grupo dos lactovegetarianos não consome ovos, pois "acreditam" que os mesmos são a fase inicial da gestação. Na verdade isso só pode ser considerado verdade se o ovo for fecundado, do contrário é apenas um óvulo e NÃO um embrião. Os ovos que adquirimos comercialmente não são, em sua maioria, fecundados.
Muito comum na Índia, onde 80% da população é vegetariana.

Artigos relacionados
  1. Vitamina C - benefícios e importância
  2. Vitamina B12 - FONTES
  3. Fontes de ferro
  4. Alimentação da tribo hunsa (só vegetais)
  5. Tudo sobre carnes
  6. Tudo sobre peixes
  7. Ovos

- Vegetarianos Crugivoristas

Os vegetarianos crugivoristas consomem apenas vegetais crus ou aquecidos até 42°C . É preciso cuidado com a dieta crudivorista, porque ela exclui os grãos, que são as melhores fontes de proteína e ferro dos vegetarianos. Há risco de desnutrição.


- Vegetarianos Frugivoristas

Os vegetarianos frugivoristas só se alimentam de frutas.

Conselho da Dra. Renata Fraia do www.saudecomciencia.com para os vegetarianos:



Antes de optar por uma alimentação isenta de carnes consulte um médico ( endocrinologista, nutrólogo ) ou um nutricionista. Lembre-se que carne é fonte de proteína, ferro e vitamina B12 e só deve ser substituída por outros alimentos com muito cuidado para que esses nutrientes não faltem em sua dieta.
Nunca se esqueçam de que o ferro presente em vegetais é melhor absorvido na presença de vitamina C que pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate, goiaba, suco de cajú, etc.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner