artigos recentes - passe o mouse e leia o título:
Publicidade
Tangerina - fruta da estação. "Conheça os benefícios da tangerina".

13.2.09

Água-de-coco , propriedades incluem alivio de nauseas

Ads
Este artigo oferece informações sobre as propriedades da água de coco, a água de coco para diabéticos, água de coco para grávidas, etc.

Conhecida receita das avós para aliviar as náuseas das mulheres grávidas e para proteger as crianças da desidratação nos quadros de diarreia, a água-de-coco possui composição muito próxima à do plasma humano.

Veja abaixo a relação da água de coco com o diabetes, hipertensão, gravidez, etc.

--------------------------------------
Artigos relacionados
-Sucos energéticos e reidratantes
-Isotônicos e repositores hidroeletrolíticos
-Água
--------------------------------------

1- A partir de qual idade posso tomar água-de-coco?

Por sua poderosa concentração de minerais, a água-de-coco é um isotônico natural que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade - inclusive por bebês, desde que já tenham saído da fase de amamentação exclusiva."No passado, a água-de-coco já foi usada pelos médicos como soro nos campos de batalha para salvar vidas", conta Carla Góes Sallet, a cirurgiã e especialista em medicina estética.


Para quem quer emagrecer, Cristina Baumgart, diretora do Kyron Spa, recomenda recorrer a copos de água-de-coco para driblar a fome entre as refeições. "A bebida satisfaz e contribui para o funcionamento intestinal", observa.

2- Diabéticos podem tomar água-de-coco?


A água de coco não está totalmente liberada para os diabéticos por concentrar muitos carboidratos.

2.1- Relação da água-de-coco com o Diabetes


Para quem tem diabetes, hipertensão ou deficiência renal o consumo de água de coco deve ser controlado devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que podem agravar o quadro da doença. “Desconheço, assim como outros membros do Departamento, outras justificativas. Não existe indicação de consumo diário para pessoas saudáveis e menos para portadores de diabetes”, afirma a nutricionista Josefina Bressan, coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD.

3- Hipertensos podem tomar água-de-coco?


Apesar de reconhecer os inúmeros benefícios da água-de-coco, Carla Góes Sallet recomenda ter muita cautela na hora de abraçar dietas baseadas no consumo do alimento. É que a composição da água e da polpa são muito diferentes."É preciso lembrar que, embora a água de coco só possua 22 calorias a cada 100 ml, a polpa do fruto é hipercalórica: são 590 calorias a cada 100 g. Portanto, comer a polpa batida com a água não ajuda nem um pouco a emagrecer", explica. Ela enfatiza ainda que, por ser rica em sódio e em potássio, a água de coco deve ser ingerida com moderação por pessoas hipertensas.

4- Grávidas podem tomar água-de-coco?


"Nas grávidas com tendência à hipertensão, a bebida pode aumentar a retenção de líquidos. Para elas, tomar muita água-de-coco não é interessante", observa a especialista. Já as utilizações estéticas do líquido ela aprova e recomenda. "Borrifar a água no rosto realmente ajuda a hidratá-lo. Batida com a polpa e aplicada na pele do corpo ou nos cabelos, promove a nutrição desses tecidos", conclui. Cristina Baumgart, do Kyron Spa, conta que os países asiáticos utilizam tradicionalmente a polpa do coco no tratamento das queimaduras solares.


5- Características da água-de-coco


A água de coco é uma bebida diurética, com poucas calorias, rica em nutrientes, livre de gordura e com grande quantidade de
potássio Isto ajuda no bom funcionamento do intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente. A sua ingestão ajuda no metabolismo alimentar e aumenta a sensação de saciedade. A água de coco corresponde a aproximadamente 25% do peso do fruto, e sua composição básica apresenta 93% de água e 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais. A indicação diária para qualquer pessoa é entre um e três copos de 300ml, levando-se em conta que um copo da água da fruta equivale a uma laranja inteira, ou meia maçã. A vitamina C é outra substância existente na fruta, presente na água quando o coco ainda está verde.


6- Curiosidades sobre a água-de-coco


Para os que pensam em dietas, vale ressaltar que somente a água da fruta contém baixas calorias: um copo de 200ml tem 44. O leite ou a polpa da fruta (aquela parte branca interna) detém alto teor calórico. Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 calorias.



7- Composição Nutricional da água-de-coco


Água de Coco – Tabela Nutricional – Composição para 200ml
Valor calórico: 44 calorias


Carboidrato: 10g
Proteína: 0g
Lipídios: 0g
Colesterol: 0g
Fibras: 0g
Potássio: 320mg
Fósforo: 10mg (0,7% R.D.A*)
Cálcio: 40mg (5% R.D.A*)
Sódio: 40mg (3,2% R.D.A*)
Magnésio: 10mg (3,2% R.D.A*) * Dose alimentar diária recomendada

Fonte: Sociedade Brasileira de diabetes
veja trecho extraído do http://livraria.sct.embrapa.br/ : A Embrapa desenvolveu uma tecnologia de conservação de água de coco verde envasada, que mantém as propriedades nutricionais do fruto, não altera seu sabor e oferece maior tempo de prateleira ao produto. Isto é conseguido graças ao processo de ultrafiltração, que consiste na filtragem da água de coco por uma membrana microporosa em temperatura ambiente. Nela, ficam retidos os microorganismos responsáveis pela deterioração da água de coco e as enzimas que provocam alterações sensoriais (na cor, sabor e aroma do produto).


-- ATUALIZAÇÃO--
Um comentário anônimo sobre a informação dúbia sobre o valor calórico de 100 g da polpa do fruto me fez pesquisar mais a fundo e descobri que diversas fontes - todas elas confiáveis - divergem com relação ao valor calórico da polpa do coco. Vejam o que encontrei e suas respectivas fontes:

Coco - calorias:

Diante desses valores de calorias do coco você pode se perguntar: Em qual devo confiar? Bom, eu irei confiar na tabela TACO da Unesp. Desculpe "anônimo" e demais leitores por não ter conseguido resposta mais específica.
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

2 comentários:

Anônimo disse...

Existe uma informação dúbia sobre o valor calórico da polpa do côco: "...a polpa do fruto é hipercalórica: são 590 calorias a cada 100 g." ou "Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 calorias." ??
Qual a informação correta?

Saúde com Ciência disse...

Olá "Anônimo". Seu comentário enriqueceu o post de uma forma espetacular. Veja a resposta no próprio artigo na --ATUALIZAÇÃO--

Abraços,
Saúde com Ciência
O blog de saúde