Publicidade
Tangerina - fruta da estação. "Conheça os benefícios da tangerina".

2.2.09

Como acabar com piolhos e lêndeas

Ads

Se você quer saber mais sobre os piolhos como acabar com eles, aqui você encontra: Tratamentos caseiros e medicamentos para tratar piolhos, a pediculose, nome da infestação por piolhos e lêndeas.

COMO ACABAR COM PIOLHOS E LÊNDEAS


Este guia com remédios para piolhos (caseiros e tradicionais) conta com os seguintes itens:

A- Dicas de tratamentos caseiros para piolho capilar
B- Quais os medicamentos usados para combater o piolho?
C- Porque alguns desses medicamentos são desaconselháveis?
D- Qual o melhor tratamento para pediculose (piolhos)?
E- Por quanto tempo os tratamentos para piolhos deve ser feito?
F- Quais efeitos colaterais causados pelos piretróides sintéticos?
G- Mais sobre como eliminar os piolhos

A - Dicas de tratamentos caseiros para piolho capilar

(para eliminar os piolhos)

1- Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo.Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

2- Ao eliminar os piolhos, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.
3- A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos de seu filho uma vez por semana.

4- Ferva ou enxágue com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

5- Limpe bem o pente fino para retirar os piolhos, e deixe-o separado do uso das demais pessoas da casa.

6- Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada por piolhos e lêndeas seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.

7- Lave o cabelo da criança com xampu ou loção própria para piolho, receitada pelo pediatra. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos - lêndeas (só matam os piolhos)!

8- Este "Dicas de Saúde" foi realizado com sugestão e apoio de Valter Moura (São Paulo - SP).

- Fonte: Projeto Piolho da Unicamp
- Créditos: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Como acabar com piolhos e lêndeas
piolho humano - foto

B - Quais os medicamentos usados para acabar com os piolhos?


Hoje existem no mercado diversos remédio para piolho à base de substâncias como:

    - Piretróides: são inseticidas sintéticos análogos ao inseticida vegetal piretro, que existe na flor do crisântemo Chrysanthemum cinerariaefolium. Os piretróides possuem atividade ovicida e pediculicida contra P. capitis. Possuem pouca absorção pela pele. Exemplos: Deltametrina e Permetrina.


    - Benzoato de benzila: Dentro do grupo dos acaricidas difenílicos, também pode ser encontrado em algumas plantas. Saiba mais sobre o benzoato de benzila clicando aqui.

    - Organoclorados: Lindano-isômero gama do BHC. Esses medicamentos estão saindo do mercado. Não devem ser usados com frequência e nem preventivamente. Recomenda-se uma orientação médica para cada caso. Evitá-los durante a gravidez e amamentação, a não ser que seja sob prescrição médica.

Como acabar com piolhos e lêndeas
Piolhos como acabar - foto


C - Porque alguns desses medicamentos são desaconselháveis?


O lindano tem a propriedade de se acumular nos tecidos adiposos e circular pelos diversos componentes das cadeias alimentares. Para alguns autores, pode causar ainda irritabilidade, inquietação, nervosismo, insônia e convulsões.


D - Qual o melhor remédio para pediculose (remédio para piolhos)?


 Piolho não é em geral um problema pessoal. É coletivo. O tratamento de combate ao piolho deve ser portanto um tratamento coletivo, ou seja, de todo o grupo que mantém contato e que possa estar infestado.

Outra coisa importante é o controle mecânico. A melhor forma é a “catação” manual de piolhos e lêndeas com os cabelos úmidos e com creme rinse ou condicionador (facilita a retirada) diariamente, utilizando-se um pente fino (uma lupa ajuda).

Caso seja usado algum medicamento, trate de seguir rigorosamente a recomendação do fabricante. E é importante lembrar que não existe nada milagroso. Vai depender sempre da paciência e dedicação.


E - Por quanto tempo os tratamentos para piolhos deve ser feito?


O tratamento adequado - catação manual - deve se estender até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas viáveis.


F - Quais efeitos colaterais causados pelos piretróides sintéticos (remédio para piolho)?


Algumas reações ocasionais ou raras como prurido, rubor, inchaço, queimação, dormência e ardor. Lembrar que eles são inseticidas, tóxicos. Passar piretróide no couro cabeludo, já irritado pela coceira, pode realmente trazer um grande desconforto.

Em entrevista ao Fantástico - Globo - o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, Julio Vianna Barbosa ensinou um jeito caseiro e muito simples de acabar com as lendeas. Leia trecho abaixo como fazer a "catação" das lêndeas:
(...)com algodão embebido em água misturada com vinagre, na proporção de um pra um.
Reportagem completa em : Fantástico 01/02/09
Site sobre o assunto: Portal do piolho cujo trecho acima foi extraído do mesmo.



G- Mais sobre como eliminar os piolhos


1-(reportagem do jornal hoje de 16/05): O piolho não pula, mas pode ser levado pelo vento. Um copo de vinagre e a mesma parte de água. Molhe com algodão e passe em 3 ou quatro fios. Pesquisadores da oswaldo cruz dizem que essa mistura é mais eficaz que os remédio para piolho tradicionais.

2- (Destaques da reportagem sobre piolhos no programa Bem-Estar (Globo)):
- O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os piolhos dos animais não atacam humanos, pois são diferentes;
- Algumas pessoas são assintomáticas: têm piolho nos cabelos, mas não os sintomas da infestação por piolhos e, por isso, não combatem o problema.
- A membrana que protege o ovo do piolho (lêndea) é muito resistente, feita de quitina, uma proteína.



3- Passo a passo para acabar com os piolhos


1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água morna
2 – Espalhe a solução no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com shampoo para piolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre (para dissolver a quitina das lêndeas)
* Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio para piolho.

Artigos relacionados
  1. Entenda do que é formada a 'casca' da lêndea.
  2. Vinagre com água morna para piolhos e lêndeas
  3. Piolho chato, o piolho pubiano: tratamentos e fotos 
  4. Como acabar com pernilongos
  5. Repelente caseiro Ana Maria Braga.
  6. Hortelã é repelente natural de formigas
  7. Como acabar com pombos
  8. Como acabar com piolho de cobra.
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

36 comentários:

Anônimo disse...

minha irma esta com piolho elendea mas nao com larva

Anônimo disse...

Ja passei o pente fino varias vezes e ainda assim continua a infestaçao
Tenho vergonha pq ja sou adulta e nao consego eliminar os piolhos e isso me incomoda
Alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Deves usar vinagre morno e deixar na cabeça um tempo. Use pente fino de metal. Passe na cabeça penteando para todos os lados.
Pode tentar tb bicarbonato de sódio com água para as lêndeas. Depois, muito pente fino de metal. Lave com xampu específico. Esfregue bem. Lave 2 vezes de cada vez. Use condicionador para desembaraçar e mais pente fino. Use vários pentes de plástico e um de metal. Deixe-os de molho em água bem quente com sal. Isto deve ajudar. Se possível, corte o cabelo o mais curto que puderes. Há outras dicas que posso lhe passar. DOu consultoria cravolina@gmail.com

Anônimo disse...

já usei remédios via oral para combater piolhos umas 5 vezes. Mas contiunuo com a infestação. Já usei também shampoos específicos, mas nada adianta. O que eu faço para eliminá-los de vez ?

Links Saúde disse...

Conheça o agregador só de posts de SAÚDE. Os 5 blogs que enviarem mais links no mês de Setembro(2011) e que tiverem o nosso banner serão os primeiros parceiros.

Visite e envie seus links DE SAÚDE para http://www.linkssaude.net

INAUGURADO HOJE!! 13.9

Anônimo disse...

mas quando fazemos um tratamento no cabelo fica a cheirar a vinagre nos depois da tratamento podemos passar por agua e lavar com um champo mornal?!

Anônimo disse...

minha filha tem mta lendeas e piolhos ja usei d tdo passo pente fino direto mas nao consigo elimina los oq fzer pelo amor d deus

Anônimo disse...

Para as meninas que tem cabelos grandes o melhor remedio para as lendeas é a piastra , mais pra não estragar seu cabelo é bom botar creme mais é tire e queda ela secam , pelo menos tem que passar duas vezes por dia. E o piolho é bom pente fino passa bastante, 3 ou cinco vezes ao dia.esse é minha dica por hoje boa sorte

Anônimo disse...

Eu já peguei várias vezes e acabei em todas mas demora um pouco. Essa receita do vinagre é mt boa e a do condicionador tb... o problema é q minha irmã + noa pega e eu acabbo pegando ñ sei como q raiva..."

Anônimo disse...

EU TENHO PIOLHO ESTO TENTANDO ACABAR

Anônimo disse...

minha filha esta com piolho e todos os dias passa o pente fino,ja usei vinagre, xampu,ja´fiz de tudo mas nao consigo eliminar quero uma soluçao por favor preciso de uma resposta!

Polliane disse...

OLÁ....minhas filhas estão enfestadas de lendias,passo o pente fino todos os dias ..ja usei varias marcar de remédios de farmacia..mas não resolverão..vou usar está receita de vinagre espero q resolva depois conto o resultado......

Anônimo disse...

peguei piolho da minha colega, e agora minha irma pegou de mim

Esther disse...

não consigo parar de chorar, por que hoje as meninas da minha sala descobriram que eu tenho piolho. Vou falar pra minha mãe me ajudar a tirar.

amor eterno disse...

sinto minha cabeça cocando eu devo ou não devo passar vinagre em meu cabelo

ellainny disse...

peguei piolho ja e a segunda vez preciso de ajuda

ellainny disse...

peguei piolho preciso de ajuda

Directioners disse...

Eu tenho piolhos e lendeas e ja sofri mto com isso... eu sou uma pessoa que ama cabelo comprido e tive que cortar um pouco para ser mais facil de tirar estes malditos bichos ....

Anônimo disse...

peguei piolho e lendeas minha amiga descobril vol usar essa receita para iliminar estas pertes

Dan Shaw disse...

Há uma maneira mais! É uma máquina que vai eliminar todas eles de uma vez. É seguro, livre de químicos e barato. Se chama LOUSBUSTER
www.lousebuster.com

karolainee disse...

Peguei essas imundiças e nao consigo akabar com eles .... O q eu faço '???

Anônimo disse...

É só passar vinagre q acaba com tudo...

Anônimo disse...

A melhor forma é raspar a cabeça. não fica um!

Anônimo disse...

Seu inteligente

Anônimo disse...

estou coom piolho e todos os dias passo pente faço de tudo mais n adianta ja tou com eles a quase 1 anos e nunca acaba ja fiz de tudo oque eu faço?

Anônimo disse...

Existe um pente de ferro é muito eficiente, minha irmã usou na minha sobrinha e de fato tira lendeas mesmo.

Anônimo disse...

sim deve dar uma olhadinha porque piolho e uma praga logo que coca ja se deve desconfiar

Anônimo disse...

aqui em casa estamos com piolhos há 12 anos, somos em 6 pessoas, já esperimentamos de tudo, remédio de farmácia, tomando comprimido , usando vinagre, pente fino, chá de arruda com boldo, shampoo, passamos vergonha, contaminamos os outros eu não sei mais o que fazer, se alguem tiver uma receita milhagrosa, eu aceito.

Anônimo disse...

To com piolho faz quase 1 ano, tentei varios jeitos tira, tenho 12 anos, so que durante a noite, quando eu tava dormindo, cocei tanto que abriu feridas na nuca, entao nao consigo passa o pente direito ali, me ajudem, vo tenta isso ai antes que descubram que eu tenho piolho...

Saúde com Ciência disse...

Olá Anonimo de 12 anos.

O melhor a fazer é contar para sua mãe, pai ou responsável. Eles não irão brigar com você, pois não é culpa sua você ter piolhos, já que é muito fácil pegar piolho na escola. Se quiser, mostre esse artigo para um responsável, que essa pessoa poderá te ajudar. O melhor no seu caso é que seus pais a levem no médico.

Lembre-se: não tenha vergonha, quase todo mundo já pegou piolho um dia.

Boa sorte :-)

fernanda gaby disse...

Socorro gente peguei piolho qdo tinha 7 anos e depois passou aí qdo tinha 9 voltou e agora com 12 anos não consigo tirar tudo eu tomei o remedio d uso oral e não adiantou dia sim dia não lavo meu cabelo com o shampoo deltalab mas não resolve me ajudem pelo amor de Deus brigadu :S

Milene Preta disse...

Podem confiar este remedio e tiro e queda ja passei na minha filha e resolveu

Anônimo disse...

oi, pelo amor de Deus, eu tinha piolho com meus 9 anos e com 12 eu consegui tirar, só que agora eu estou com 14 e voltou tudo de novo, o que eu faço, to desesperada me ajuda !

Haila Bobina disse...

ESSAS COISAS CASEIRAS NÃAAAOOOO ACABAM COM LENDEA E PIOLHOS, VINAGRE NAO MATA NAAADAAAA, SO AJUDA (COM O CREME) A DESPRENDER DO CABELO O TAL DO OVO DO PIOLHO QUE SAO AS LENDEAS. O QUE VAI RESOLVER É "KUEL" (COMPRE NA FARMACIA E SIGA AS INSTRUCOES. NAO ADIANTA SOMENTE A PESSOA QUE ESTA COM O PROBLEMA, USA-LO. TEM QUE SER TODO MUNDO DA CASA. TROCAR E FEVER DE 3 EM 3 DIAS OS LENCOIS E FRONHAS. FERVER PENTES E ESCOVAS E VC VAI VER ISSO TUDO ACABAR NUM PISCAR DE OLHOS! BOA SORTE!

julyana nasser disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Priscila Bauru-SP disse...

Minha filha tem 12 anos e esta com muito Piolho,ja fiz de tudo,(vinagre,remedios orais,shampoo,loção anti piolho,pente fino tdos os dias),ate passo a chapinha bem quente todos os dias mexa por mexa pra ver se acabo com as lêndeas,mas de nada resolve...Ela esta mocinha e esta sofrendo muito com isso.POR FAVOR ME AJUDEM COM DICAS INFALIVEIS!!!

novos artigos: