28.2.09

Manjericao ou Alfavaca

Alfavaca ou Manjericão

Nomes científicos: Occimum canum, Ocimum Basilicum, Ocimum gratíssimum

Outros nomes: Basilicão, Manjericão, alfavaca-do-mato, alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas, basílico-grande, remédio-de-vaqueiro, manjericão-de-folha-larga.

Benefícios da alfavaca (manjericão)
Diurético, auxilia no tratamento de distúrbios estomacais.
Utilizada para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo, tuberculose pulmonar.

Como preparar alfavaca para obter os benefícios:

Uso interno: Chá por infusão usa-se 2 colheres de sopa de folhas, flores ou sumidades floridas frescas. picadas em 1 litro de água fervente. Posologia: 3 xícaras de chá ao dia. Para areia dos rins, tosse convulsa e irregularidade menstrual, angina, ajuda o estômago, diurético, estimulante, sudorífico. 5 g de folhas para meio litro de água fervente. Não ferva as folhas, apenas abafe por 10 min.

Uso externo: bochechos.
Externamente usa-se para gargarejos em casos de dor de garganta, angina, aftas. As folhas amassadas são boas para curar feridas. Com o chá das folhas, ou com o chá das sementes em maceração, preparam-se compressas que as mães lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afetados.

Usada em banhos, no tratamento do reumatismo, de cálculos e cólicas renais e pernas inchadas.

Um dos poucos recursos que temos para baixar a taxa de ácido úrico.
Também é utilizada em tintura e na Homeopatia.


Propriedades medicinais da alfavaca:
diurético, hipotensor, antiespasmódica, antiflatulência, antibiótica e inseticida, Dificuldade na digestão,enfermidades dos intestinos, estomago e rins, diurético, sudorífera, estimulante, antiespasmódico, empregado nas doenças do aparelho respiratório. Bom para a tosse, para gripes e resfriados. É estimulante, carminativa, antiemética, sudorífica, e diurética.

Partes usadas:
folhas e sementes, por infusão.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner