3.2.09

Medicamentos Genericos, guia completo

Medicamento genérico: guia completo

O que são medicamentos genéricos?
O medicamento genérico é aquele que contém a mesma substância (princípio ativo), na mesma dose, mesma forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca por pelo genérico é possível.

Como identificar medicamentos genéricos?
Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase "Medicamento Genérico - Lei nº 9.787, de 1999". Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra "G" azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto.

Os medicamentos genéricos são seguros? Eles possuem o mesmo efeito?
Sim. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência (ou seja, substituído), por apresentar os mesmos efeitos e a mesma segurança, demonstrados nos testes de equivalência farmacêutica e de bioequivalência realizados.
Estes testes são realizados em laboratórios de controle de qualidade habilitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Servem para verificar se o medicamento realmente contém a mesma substância ou princípio ativo do medicamento de referência, e também para constatar se absorção pelo organismo é a mesma.

Por que o medicamento genérico é mais barato que o medicamento de referência?
Porque os fabricantes de medicamentos genéricos não necessitam fazer investimentos em pesquisas para o seu desenvolvimento, visto que as formulações já estão definidas pelos medicamentos de referência.

O médico pode proibir a troca do medicamento de referência pelo genérico?
O médico poderá restringir a troca, ou seja, a substituição do medicamento de referência pelo genérico, todavia, esta orientação deverá ser escrita de próprio punho, de forma clara e legível.

É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico?
Sim. Qualquer medicamento, exceto os de venda livre, seja de marca ou genérico, deve ser vendido mediante apresentação da prescrição médica. É muito comum a compra de medicamentos sem receita, por indicação de balconistas ou mesmo de conhecidos, mas a automedicação é uma prática perigosa que pode causar muitos problemas à saúde.

Todo medicamentos deve ser prescrito após um diagnóstico médico.

No entanto, existem alguns medicamentos que podem ser vendidos sem receitas, tais como alguns analgésicos, xaropes para tosse, antialérgicos, dentre outros.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA-2008).

Mais sobre o assunto em :
§ Medicamentos genéricos, de referência e similares; diferenças
§ http://sites.google.com/a/saudecomciencia.com/genericos/

Novidade ! Visite também nosso canal de Genéricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner