19.3.09

Antioxidantes


Antioxidantes, o que são e como beneficiam nosso organismo.

Para retardar o envelhecimento das células provocado pelos radicais livres os antioxidantes são extremamente eficazes. Os antioxidantes protegem o organismo da ação dos radicais livres.

São exemplos de antioxidantes presentes em alimentos as vitaminas (A - betacaroteno -, C e E), enzimas (proteínas que aceleram reações químicas) e os minerais zinco e selênio.

As vitaminas são obtidas pela alimentação. Não se sabe exatamente qual a quantidade de vitaminas com ação antioxidante é a ideal para o combate aos radicais livres. 

O que se sabe é que uma alimentação saudável e rica em frutas, legumes e verduras é a maneira ideal de se conseguir os antioxidantes. Uma suplementação vitamínica requer supervisão de um médico ou nutricionista.


Alimentos com maior poder antioxidante


Legumes ricos em antioxidantes:

Repolho, beterraba, pimenta vermelha, feijões, lentilha, vagem, ervilha fresca, cenoura, rabanete, abóbora, tomate, batata-doce, inhame,brócolis, espinafre, batata, nabo, milho.

Frutas ricas em antioxidantes: 


morango, laranja, ameixa, uva, maçã, banana, pêra, melão, açaí, blueberry (mirtilo), kiwi.

Verduras ricas em antioxidantes: 


Todas as folhas verde-escuras (couve, agrião, espinafre, brócolis, rúcula, bertalha, taioba etc.),

Outros alimentos ricos em antioxidantes: 


Arroz (de preferência integral), aveia, quinoa, germe de trigo, tofu (queijo de soja), peixes, ovos (gemas, principalmente), sementes, castanhas do caju e pará, iogurte natural, alho, vinho tinto, cebola e mais recentemente descobriu-se o poder antioxidante do alecrim. E quanto ao chocolate amargo? Quem diria que ele seria uma fonte tão importante de antioxidante.

Artigos relacionados a antioxidantes...

  1. Antioxidantes X Alzheimer 
  2. Vitamina C - beneficios
  3. Curcuma no combate ao cancer
  4. Como fortalecer a imunidade
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner