'

carne vermelha - males que o consumo excessivo provoca

Malefícios do consumo excessivo da carne vermelha. Sempre há gordura presente, mesmo na carne magra. Portanto , não exagere no consumo. Entre os males: câncer, hipertensão

Cientistas americanos alertam para os males da carne vermelha
do jornal hoje 25.03

Um estudo publicado pela revista da associação médica americana revelou que o consumo, em excesso, deste tipo de carne está ligado ao aumento de mortes por câncer e doenças cardiovasculares

Durante a pesquisa, os estudiosos analisaram os dados de 500 mil americanos com idades entre 50 e 71 anos. Em dez anos de acompanhamento, mais de 47 mil homens e mais de 23 mil mulheres morreram.

O grupo que mais ingeriu carne vermelha foi o que apresentou maior incidência de morte. Os pesquisadores concluíram que 11% das mortes em homens e 16% em mulheres poderiam ter sido adiadas com a redução do consumo da carne vermelha.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é comer apenas 300 gramas por semana, ou seja dois ou três bifes.


Reduzir carne vermelha diminui mortalidade, indica pesquisa

JULLIANE SILVEIRA
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo 24.03

Um estudo divulgado hoje no "Jama" (revista da Associação Médica Americana) aponta relação entre o consumo de carne vermelha e carnes processadas e maior número de mortes por câncer e problemas cardiovasculares. A pesquisa, uma das maiores já realizadas, analisou dados de 500 mil norte-americanos de 50 a 71 anos de idade.

Em dez anos de acompanhamento, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. Para os pesquisadores, 11% das mortes em homens e 16% das mortes em mulheres poderiam ser adiadas se houvesse redução do consumo de carne vermelha para 9 g do produto a cada 1.000 calorias ingeridas -o grupo que mais ingeriu carne vermelha (68 g a cada 1.000 calorias) foi o que apresentou maior incidência de morte.
No caso das doenças cardiovasculares, a diminuição dos riscos chegaria a 21% nas mulheres se houvesse redução. "A carne processada tem mais sal e gordura saturada, o que aumenta chances de doenças cardiovasculares", diz Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.

Divulgação
Pesquisa indica que 11% das mortes em homens e 16% em mulheres poderiam ter sido adiadas com redução de carne vermelha

Para o cardiologista Marcos Knobel, coordenador da unidade coronária do hospital Albert Einstein, além da gordura da carne, o problema é o preparo e os outros alimentos que são somados à refeição. "Se a pessoa come um bife à milanesa ou um bife com ovo frito, já estourou de longe a cota de colesterol."

Além disso, ele alerta para os condimentos. "O sal aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica. Se a carne for processada, é pior porque, além do sódio, geralmente tem óleos para a conservação."

Câncer
Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparação de qualquer tipo de carne.
Sabe-se que, durante o cozimento em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e fritar com pouco óleo o alimento. Por esse motivo, indica-se a preparação no forno ou em um cozido.

O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias também cancerígenas. "A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa", afirma Fábio Gomes, nutricionista do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Segundo o cirurgião oncológico Benedito Mauro Rossi, do Hospital A.C. Camargo, a relação entre consumo de carne e câncer está muito estabelecida, inclusive no Brasil. A distribuição geográfica do câncer do intestino, por exemplo, mostra que no Amapá, a incidência do tumor é de 1,51 caso por 100 mil habitantes, enquanto no Rio Grande do Sul, a terra do churrasco, a incidência é de 28,5 por 100 mil habitantes.

Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.


Já as carnes processadas, como linguiças, charque e hambúrgueres
São conservadas com nitritos e nitratos, substâncias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a ingestão de carne (excluindo frango e peixe) não ultrapasse os 300 g por semana.

Como a carne vermelha é boa fonte de ferro, é indicado aumentar o consumo de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos no mineral.


Artigos relacionados...

Tempo de conservação de carnes vermelhas


O conteúdo do www.saudecomciencia.com é apenas informativo e educativo, não substitui consulta com profissional habilitado.