31.3.09

CHOCOLATE - Tipos

Tipos de Chocolate existentes:

Hoje em dia existem, basicamente, os seguintes tipos de chocolate:

Ao Leite - É composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó (568Kcal/100g)

Amargo - Chocolate muito pouco refinado, composto apenas por massa de cacau e manteiga de cacau. Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.

Meio-amargo - Também apresenta coloração escura por não levar leite, mas contém açúcar, o que suaviza o sabor (550Kcal/100g)
Branco - Feito com manteiga de cacau, açúcar e leite (549Kcal/100g)

Alvo - É mais claro que o branco convencional, pois passa por uma técnica de branqueamento extra que trata a manteiga de cacau

Colorido - É composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e corantes especiais importados

Diet de leite* - É composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina (473Kcal/100g)

Diet branco* - Feito com manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol, sacarina e vanilina.

Light - Teor reduzido de calorias. Normalmente 25%

Chocolate de Soja - Isento de lactose (intolerantes) e glúten (celíacos), o chocolate de soja é 100% vegetal. Perfeito para vegetarianos extremos.

Chocolate em pó - amêndoa de cacau ralada destituída da manteiga de cacau. Pode ser amargo, e aí possui o nome de cacau em pó, meio amargo e doce (não confundir com chocolate solúvel para misturar no leite)

Chocolate para cobertura - Com alto índice de manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e que facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. São comercializados em três tipos: meio amargo, branco e comum (leite) (567Kcal/100g)


*Nota importante: 
Os chocolates dietéticos não contêm açúcar, mas contêm gorduras em grande quantidade e adoçantes como o sorbitol que é altamente calórico e o alto consumo pode provocar diarreia. Portanto, os chocolates dietéticos não são indicados em dietas para emagrecimento, e sim para diabéticos. Que ainda assim, devem consumí-lo com moderação.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner