24.3.09

Dia Mundial da Tuberculose - 24.03

Em 24 de março é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose.

Atenção:
" Se uma pessoa tem uma tosse produtiva (com catarro) persistente por três semanas ou mais, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame de baciloscopia (escarro).
A realização desse exame permite o diagnóstico precoce da doença, o que viabiliza o início do tratamento, que dura em torno de seis meses. "

Os medicamentos são gratuitos e estão disponíveis na rede de Atenção Básica dos municípios. A SES distribui os medicamentos de acordo com o número de casos registrados nos territórios, por isso é tão importante a busca ativa dos casos nas residências e nas unidades onde há pessoas presas, como delegacias e presídios, por exemplo.


A doença
Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo Bacilo de Kock, e que se torna grave quando não tratada. Tem preferência pelos pulmões, mas pode acometer outros órgãos, mais frequentemente os gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos. É transmitida de pessoa a pessoa através do ar, pela propagação de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Pode atingir pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.


SINTOMAS
Os sintomas são tosse com escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, geralmente à tarde.

Dá para PREVENIR
Para prevenir, é preciso vacinar com BCG (Bacilo Calmette-Guérin) todos os recém-nascidos; fazer busca ativa e realizar baciloscopia (exame de escarro) de todas as pessoas que apresentarem tosse por três semanas ou mais, e examinar todas as pessoas que coabitam com um doente de tuberculose pulmonar.

A quantidade de pessoas que abandona o tratamento é preocupante. O percentual aceitável pelo Ministério da Saúde de abandono de tratamento é menor que 5%, mas estima-se que aproximadamente o dobro desse percentual seja o número de abandonos.


Opinião saudecomciencia: O mais importante a lembrar no caso da tuberculose, é que o paciente não deve em hipótese alguma abandonar o tratamento. Mesmo se os sintomas desaparecerem, o tratamento deve ser feito até o fim. É um tratamento longo, em torno de 6 meses, mas esse tempo é o necessário para a cura. O abandono antigamente era bem maior devido ao tempo de tratamento que também era bem maior, 18 meses.
ReFDG

Mais sobre TUBERCULOSE - novidade!

O conteúdo do http://www.saudecomciencia.com/ é apenas informativo e educativo, não substitui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner