8.3.09

PNUD - Brasil Ponto a Ponto


A Rede Globo (Veja edição do Fantástico 08.03.09) entrou na campanha do PNUD para definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro.
A emissora divulgou a iniciativa no primeiro domingo de março, no programa Fantástico. Ela também veiculará reportagens sobre assunto em sua programação e vídeos de divulgação durante seus intervalos.

A página do Fantástico na internet também está recebendo vídeos de internautas que queiram participar da campanha do PNUD, intitulada Brasil Ponto a Ponto – que busca ouvir a população brasileira sobre os principais problemas do país e, a partir daí, definir qual deverá ser o assunto abordado pelo relatório, programado para ser divulgado entre o final de 2009 e o início de 2010.“No momento [em que o programa fez a divulgação] , duas pessoas já enviaram [vídeos]”, conta o coordenador do RDH no Brasil, Flávio Comim. No próximo dia 15, a emissora exibirá uma reportagem com o resumo dos vídeos enviados até então.

Além do site do Fantástico, a página e o blog da campanha também estão recebendo os vídeos. Lá, também é possível encontrar depoimentos de moradores dos dez municípios de menor IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do PNUD aos indicadores regionais brasileiros),registrados por um fotógrafo e um consultor da campanha, que viajaram a esses locais em dezembro do ano passado.
Um dos vídeos já publicado é o de Luiz Ribeiro, morador do município de Caraúbas do Piauí - sétimo lugar no ranking. “Rapaz, o que precisa aqui é água e, se pudesse, uma energia. Porque o lugar aqui é bonito. Só o que falta é isso”, diz ele.




Necessidades básicas como água e energia também são preocupações em outros lugares. “Tinha que ter uma água boa pra beber, que aqui a gente cava um buraco no chão pra beber um caneco d’água porque não tem uma água encanada, uma água sadia”, diz Luis Cardoso, que vive no município maranhense de Araiosés – sexto pior IDH-M do Brasil.

Campanha mais intensa


O coordenador do RDH no Brasil afirma que a parte mais intensa da consulta começa agora e afirma que ao final deste mês já será possível ter uma idéia sobre qual o problema que os brasileiros consideram o maior desafio do país. Ele afirma que parcerias com outras empresas também estão sendo discutidas. Clientes da TIM também estão participando - a empresa enviou a parte de seus clientes torpedos perguntando qual deverá ser o próximo tema do relatório.
É possível também responder à uma enquete no site do PNUD. Em abril, a equipe do órgão terá pronta a primeira parte do levantamento com as respostas já enviadas. Opiniões coletadas durante audiências feitas ano passado em vários Estados estão sendo tabuladas.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner