artigos recentes - passe o mouse e leia o título:
Publicidade

6.6.14

Adoçante faz mal ?

Ads
Você consome adoçante diariamente e deseja saber se adoçante faz mal? Adoça o cafezinho e sucos com adoçantes artificiais? 


Cuidado! Às vezes nos lembramos que tomamos poucas gotas de adoçante por dia, mas esquecemos que consumimos refrigerantes e outros alimentos light e diets. Neles, também há adoçante. 


Você pode estar ingerindo uma quantidade excessiva de adoçantes (edulcorantes) sem se dar conta disso.


Adoçante faz mal?


1. Os males do adoçante (edulcorante)


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Ela também aprovou o uso de três novas substâncias no país, taumatina, eritritol e neotam. A nova regulamentação para os edulcorantes, outro nome para adoçante, foi baseada em normas americanas e européias sobre o uso de aditivos em alimentos.

Para estabelecer limites máximos desses produtos artificiais em comidas e bebidas, a Anvisa se apóia na Ingestão Diária Aceitável (IDA) dos aditivos. A IDA estima quanto uma pessoa pode ingerir de uma substância por dia e durante toda a vida, sem colocar sua saúde em risco. O cálculo desse índice pode ser feito pelo site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) no endereço:
http://www.idec.org.br/arquivos/calc_edulcorantes.xls.



2. SACARINA E CICLAMATO


As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países.

  • A sacarina não pode ser usada no Canadá
  • O ciclamato está proibido nos Estados Unidos.

Alguns testes feitos em camundongos resultaram em câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais incentivaram a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

O médico endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, acredita que os adoçantes consumidos dentro do limite recomendado são absolutamente seguros e não causam nenhum mal. “A maioria dos limites de consumo de adoçante foi determinada em estudos com animais. A dose máxima em humanos é 10% da dose mínima que mostrou qualquer tipo de toxidade em animais, então, a margem de segurança é bastante grande”, garante o endocrinologista.

A nutricionista Edeli Simione de Abreu, de São Paulo, diz que o problema da toxidade da sacarina está associado com doses elevadas do adoçante. Em relação ao ciclamato, a especialista conta que algumas experiências com animais sugeriram o envolvimento do edulcorante com o desenvolvimento de neoplasias (câncer). “Esses edulcorantes devem ser utilizados somente como adoçante de mesa e não podem estar contidos em produtos diet e light, para evitar o excesso de consumo”, diz a nutricionista.

Para Marcio Mancini, a restrição da Anvisa é uma precaução, pois o consumo de adoçantes aumentou bastante e as pessoas tendem a utilizar diversos produtos com aditivos artificiais. A respeito dos novos edulcorantes aprovados, Mancini acha errado dizer que são adoçantes que “causam menos mal”. “Parece que estão falando de veneno. Eles são mais modernos, mas não significa que os outros causam tão mal assim”, diz. Segundo o especialista, alguns refrigerantes continham uma quantidade de ciclamato capaz de fazer o consumidor atingir a dose máxima permitida mais facilmente. “Mas até onde eu sei, a maioria dos refrigerantes não contém mais ciclamato. Agora eles têm aspartame e sacarina”, conta ele.


3. Sucralose (Linea) e frutose

Para quem pretende escapar do adoçante e do açúcar, mas quer manter seus alimentos e bebidas doces, a nutricionista Edeli Simione não vê muita alternativa. “Somente se utilizar o mel, mas isso será tão calórico quanto a sacarose”, afirma ela. No entanto, a nutricionista diz que existe um novo adoçante no mercado, a sucralose. “É um derivado da sacarose. Não acarreta em problemas e tem um sabor agradável”, sugere.

O adoçante linea é feito a base de sucralose. Segundo o fabricante "
Todos os adoçantes da Linea podem ir ao fogo, pois são à base de sucralose."


Já o endocrinologista dá uma nova dica para os consumidores que não querem usar edulcorantes e também não apostam no açúcar. “Pode-se utilizar frutose. É um tipo de açúcar que tem um poder adoçante muito maior que sacarina. Usa uma quantidade pequena de açúcar, mas tem um gosto bem mais doce”, diz. De acordo com Mancini, a frutose é recomendada para pacientes com diabetes.

Este é o caso da professora aposentada Daizi Aleixo. Diabética há 25 anos, ela trocou o açúcar pelo adoçante por causa da doença. Daizi se considera consumidora assídua de edulcorantes. Só no café ou no leite, a professora coloca mais de cinco gotas. “Eu sei que o aspartame retém no organismo e o organismo não consome ele, mas não posso abandonar. O açúcar faria muito mais mal”, lamenta.

Daizi Aleixo considera necessárias as novas recomendações da Anvisa e opina. “É bom saber os malefícios e que a quantidade de aditivos nos produtos é controlada. Tudo em excesso faz mal, até a cautela”, declara.
Fonte: UOL


4. Conheça a composição dos adoçantes


Conheça cada adoçante pelo:



1- Nome comercial
2- Edulcorante
3- Equivalência a 2 colheres (chá) de açúcar e respectivo valor calórico


-Adocyl (líquido)
Ciclamato de sódio
Ciclamato de cálcio
Sacarina sódica
6 gotas = 0 caloria


-Adocyl (pó)
Aspartame
1 envelope = 4 calorias


-Assugrin (líquido)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
8 gotas = 0 caloria


-Assugrin (pó)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
1 envelope = 3,7 calorias


-Dietil (líquido)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
10 gotas = 0,6 caloria


-Doce menor (líquido)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
8 gotas = 0 caloria


-Doce menor (pó)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
1 envelope = 3,7 calorias


-Finn (líquido)
Aspartame
10 gotas = 1 caloria


-Finn (pó)
Aspartame
1 envelope = 4 calorias


-Gold (líquido)
Aspartame
Sorbitol
10 gotas = 1 caloria


-Gold (pó)
Aspartame
1 envelope = 4 calorias


-Splenda (pó)
Sucralose
1 envelope = 4 calorias


-Sucaryl (líquido)
Ciclamato de sódio
Ciclamato de cálcio
Sacarina sódica
8 gotas = 0 caloria


-Sucaryl (pó)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
1 envelope = 1,7 calorias


-Tal & Qual (pó)
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
2 colheres (chá) = 3,65 calorias


-Zero-cal (líquido)
Frasco branco
Ciclamato de sódio
Sacarina sódica
8 gotas = 0 caloria


-Zero-cal (líquido)
Frasco transparente
Aspartame
Sorbitol
10 gotas = 1,3 calorias


-Zero-cal (pó)
Aspartame
1 envelope = 3,2 calorias


*Fonte: InCor - HCFMUSP


Artigos relacionados
- Adoçante engorda?
- Tipos de adoçantes
- Adoçantes que podem ir ao fogo


Artigos relacionados:
açúcar mascavo;
- açúcar demerara;
açúcar orgânico;
açúcar da stevia reubadiana;
- açúcar de beterraba
- Tipos de adoçantes
açúcar atrapalha o colágeno
curativo vegetal a base de cana-de-açúcar
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

3 comentários:

Anônimo disse...

Então, a sucralose seria o de menor risco?

Anônimo disse...

Minha mãe, ao ingerir qualquer refrigerante ou produto que contenha sacarina sódica, desenvolve diarréia intensa e as vezes vómitos. Demoramos algum tempo para descobrir isso. Outra substância que também lhe faz muito mal é o glutamato monossódico, usado como realçador de sabor em alimentos.

FERLUPA LUIZ disse...

Faco uso do produto LINEA na sua composicao esta a sucralose derivado da sacarose,meu testemunho eh que o sabor eh identico ao acucar e nao deixa residuo amargo na boca! Uso no cafe, sucos, leite e etc!Nao sinto nenhum mal estar apos o uso e ele nao tem limite de consumo em gotas diarias. Se adocar alguma coisa e der para uma pessoa sem ela saber,ela vai achar 98% que foi adocado com acucar normal. Produto de ponta,gosto muito!