artigos recentes - passe o mouse e leia o título:
Publicidade
Tangerina - fruta da estação. "Conheça os benefícios da tangerina".

5.5.09

Adoçantes - tipos de adoçantes

Ads
Adoçantes: Conheça todos os tipos de adoçantes. Abordagem clara sobre os diversos tipos de adoçante encontrados no mercado.


Eles estão em todas as mesas, não se serve um cafezinho sem que se pergunte: Açúcar ou adoçante? Abaixo estão todos os adoçantes relacionados. Boa leitura. 


Aspartame, esteviosídeo, ciclamato de sódio, sucralose, acesulfame-K, sacarina, sorbitol e frutose. Conheça cada um deles abaixo.

Tipos de adoçantes



ASPARTAME

Esse é uma adoçante artificial feito de dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina. Assim como o açúcar comum, cada grama do adoçantes aspartame equivale a 4 calorias. Porém ele adoça 200 vezes mais. Isso quer dizer que você usa muito menos aspartame do que açúcar para dar sabor doce aos alimentos, economizando muitas calorias. Outras vantagens: o aspartame não deixa o gosto amargo na boca, não provoca cáries nem câncer. 

O único inconveniente é que ele não pode ser usado por pessoas sensíveis à fenilalanina, ou seja, os fenilcetonúricos. Também não pode ser usado em receitas que são levadas a altas temperaturas, pois perde o seu poder adoçante. Porém não sofre nenhuma alteração quando aquecido levemente, por exemplo, no preparo de gelatinas ou achocolatados.


 

ESTEVIOSÍDEO

É um adoçantes natural extraído da folha Stevia rebaudiana, muito usada no Japão para realçar o sabor dos alimentos. É 300 vezes mais doce do que o açúcar e pode ser consumido à vontade, pois não é calórico e não provoca cáries. Nos produtos, costuma vir misturado com a sacarina.


 

ACESULFAME – K

Esse adoçante artificial é 200 vezes mais doce que o açúcar. Ainda tem a vantagem de não deixar sabor amargo ou metálico na boca. O acesulfame – k não fornece nenhum tipo de caloria e é muito usado nos países cujas restrições aos adoçantes artificiais são severas. Por ser uma substância estável, é ideal para ser usada em receitas que precisam ser levadas à altas temperaturas.


 

SACARINA

O mais antigo adoçantes artificial, a sacarina adoça de 300 a 700 vezes mais que o açúcar e não contém caloria. Mas nem tudo é positivo: No Brasil, o uso da sacarina é liberado. Por uma questão de segurança, não consuma mais do que a dose diária recomendada pelo fabricante. Essa informação deve estar no rótulo de todos os produtos que utilizam a sacarina em suas composições.



SORBITOL

Da mesma família do açúcar e da frutose, o sorbitol é uma substância natural encontrada em frutas como ameixa, maçã, pêssego e cereja. O seu poder adoçantes é inferior ao do açúcar ( 50% menos doce ) e o valor calórico é o mesmo. A vantagem está em não provocar cáries e não elevar o nível de glicose no sangue. O sorbitol é ideal para substituir o açúcar nos bolos e coberturas, já que se mantém estável em altas temperaturas, além de dar corpo as receitas.


 

FRUTOSE

Esse é um tipo de açúcar extraído das frutas doces, dos vegetais e do mel de abelhas. A frutose é menos engordativa e não provóca cáries como os outros açúcares naturais. Além disso, essa substância adoça uma vez e meia a mais, sendo necessário uma quantidade bem menor do produto para dar sabor doce aos alimentos.


 

CICLAMATO DE SÓDIO

O ciclamato de sódio é um adoçante artificial 35 vezes mais doce do que o açúcar. E melhor: o seu valor calórico é zero. Ele aparece na composição dos produtos em quatro diferentes formas: ácido ciclâmico, ciclamato de cálcio, ciclamato de sódio e ciclamato de potássio. É um adoçante mais estável que o aspartame e a sacarina. Por isso, pode ser levado a altas temperaturas. Mas as vantagens param por ai. Ele deixa um gosto muito amargo na boca. 

Pior: em 1970 o consumo do ciclamato foi proibido, pois existia a suspeita do efeito cumulativo provocar câncer. Por falta de conclusões científicas, essa substância foi liberada recentemente em mais de cinqüenta países, inclusive no Brasil. Os americanos preferiam manter a sua proibição. Na dúvida é melhor você não vacilar, fique atento ao rótulo e jamais ultrapasse a dose diária máxima recomendada pelo fabricante.





SUCRALOSE

Adoçante derivado do açúcar (sacarose) que, através de um processo de cinco etapas, substitui seletivamente 3 grupos de hidroxilas da molécula de açúcar (sacarose) por 3 átomos de cloro. O resultado é um adoçantes excepicionalmente estável que mantém o sabor do açúcar sem suas calorias.

Esse adoçantes mantém seu sabor original, inclusive ao ser exposto a altas temperaturas. Seu poder edulcorante equivale aproximadamente a 600 vezes ao da sacarose. A sucralose não tem calorias mesmo que o consumido numa quantidade maior que o normal. Como não apresenta resíduos não induz a formação de cáries.


TABELA DE ADOÇANTES
PRODUTO FABRICANTE TIPOS DE ADOÇANTES CALORIAS DOSE MAX. DIÁRIA
Cristaldiet Nutricia Aspartame 4 cal/saquinho 63 saquinhos
Adocyl líquido Virtus Sacarina, Ciclamatos e sorbitol 0,01 cal/gota 64 gotas
Docy Low pó Virtus Aspartame 4 cal./ saquinho 63 saquinhos
Docy Low líquido Virtus Aspartame e Sorbitol 0,4 cal./ 5 gotas 700 gotas
Adocyl pó Virtus Ciclamato e Sacarina 2,44 cal./ saq. 7 saquinhos
Aspasweet Vepê Aspartame 0,3 cal./ comprim. 147 comp.
Aspasweet pó Vepê Aspartame 3,18 cal./ saq. 73 saquinhos
Assucrin liq. Vepê Ciclamato e Sacarina Zero 56 gotas
Assucrin pó Vepê Ciclamato e Sacarina 2,94 cal./ saq. 9 saquinhos
Tal e Qual pó Vepê Ciclamato e Sacarina 11 cal./col. sopa ñ estipulada
Dietil Nutricia Sorbitol, Ciclamatos e Sacarina 2,4 cal./ ml 120 gotas
Doce Menor liq. Vepê Ciclamato e Sacarina Zero 42 gotas
Doce Menor pó Vepê Ciclamato e Sacarina 2,94 cal./saq. 9 saquinhos
Finn Adoçante pó Boehinger Aspartame 4 cal./ saq. 60 saquinhos
Finn Adoçante liq. Boehinger Aspartame 0,42 cal./5 gotas 300 gotas
Finn comprimidos Boehinger Asapartame 0,07 cal./comp. 120 comp.
Gold Adoçante Vepê Aspartame 0,3 cal./ comp. 147 comp.
Gold Adoçante liq. Vepê Aspartame e Sorbitol 0,6 cal./5 gotas 700 gotas
Gold Adoçante pó Vepê Aspartame 3,18 cal./saq. 73 saquinhos
Gold Adoce fácil Vepê Aspartame 4 cal./grama ñ estipulada
Frutose Vepê Frutose 4 cal./grama ñ estipulada
Frutak Adoçante pó Vepê Frutose 4,55 cal./saq. 41/2 saq.
Frutose Gerbeaud Gerbeaud Frutose 4 cal./grama 60 gramas
Frutose Slim Slim Frutose 4 cal./grama ñ tem limite
Zero Cal Liq. Slim Aspartame 1,31 cal./10 gotas 700 gotas
Zero Cal Comprim. Slim Aspartame 0,3 cal./comp. 140 comp.
Zero Cal Pó Slim Aspartame 3,2 cal./saq. 70 saquinhos
Sucaryl pó Abbott Ciclamato e Sacarina 1,69 cal./saq. 11 saquinhos
Sucaryl comprim. Abbott Ciclamato e Sacarina 0,01 cal./comp. 23 comp.
Sucaryl solução Abbott Ciclamato e Sacarina Zero 58 gotas
Splenda Johnson Sucralose Zero ñ estipulada
Linea
Sucralose Zero ñ estipulada

fonte: Obesinet.....http://www.obesinet.com.br/

Mais sobre adoçantes

Adoçante engorda?
Adoçantes que podem ir ao fogo


Artigos relacionados:
açúcar mascavo;
- açúcar demerara;
açúcar orgânico;
açúcar da stevia reubadiana;
- açúcar de beterraba
- Tipos de adoçantes
açúcar atrapalha o colágeno
curativo vegetal a base de cana-de-açúcar
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

Nenhum comentário: