14.10.15

Pneumonia: causas, sintomas e tratamentos

Escrevi este tutorial sobre a pneumonia, procurando abordar o assunto em forma de perguntas e respostas para facilitar o entendimento de todos. Boa leitura!

O que é Pneumonia?


A pneumonia é a inflamação dos alvéolos pulmões, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e demais agentes infecciosos ou ainda por substâncias químicas.

Os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, impedindo seu funcionamento normal.

Pneumonia: causas, sintomas e tratamentos
Pulmão com pneumonia/foto.

Quais são os sintomas da pneumonia?


Falta de ar, febre, calafrios, tremores, dor no peito (principalmente ao respirar), tosse com catarro esverdeado, marrom, com ou sem manchas sanguinolentas, pulso acelerado, cansaço, prostração. Já em estágio avançado pode haver confusão mental e alucinação.

Em casos graves, os lábios e unhas podem ficar roxos por falta de oxigênio no sangue e pode haver confusão mental. Em crianças muito pequenas ou já acometidas por outras doenças, a pneumonia pode ocorre sem a presença de sintomas tradicionais, o que pode dificultar o diagnóstico.

O que causa a pneumonia?


A pneumonia bacteriana é a mais observada. A bactéria mais comum em adultos é a Pneumococo. As bactérias habitam a cavidade oral. Com o organismo debilitado, elas podem migrar para os pulmões, provocando a doença.

Já as pneumonias virais podem ser causadas por diversos tipos de vírus, até o Influenza, vírus da gripe. Podem ser complicadas pela doença bacteriana. Crianças e idosos e pessoas debilitadas com doença cardíacas ou pulmonares crônicas podem ter a doença grave pelo vírus da gripe.

Outros micro-organismos causadores da infecção pulmonar são o Mycoplasma, Chlamydia e Legionella .

Pessoas com uma diminuição do sistema de defesa do organismo, como os portadores de HIV e pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia, adoecer por agentes infecciosos incomuns. O Pneumocystis carinii é um fungo que comumente causa a infecção em pessoas com AIDS.

A pneumonia pode ser letal (fatal)?


Com pneumonia, o organismo pode não absorver oxigênio suficiente para oxigenar o sangue, as células do corpo não funcionam como devem. Por isso, e principalmente pelo risco da infecção se espalhar* pelo corpo, podendo ser fatal.

*As bactérias invadem a corrente sanguínea atingindo outros órgãos.

Como é feito o tratamento da pneumonia?

As bacterianas são tratadas com antibióticos. Com relação `a doença de origem viral não há um medicamento efetivo, porém, se for originada devido ao vírus da gripe, o tratamento deve levar isso em consideração. Já existem medicamentos, como o Tamiflu, por exemplo.

Normalmente a viral e a bacteriana ocorrem associadas, então o pneumologista pode optar por associar antibióticos e tratamento para a pneumonia viral.

A melhora dos sintomas se inicia após 48 a 72 horas. Rx são feitos no momento do diagnostico e às vezes se faz necessário um Rx de controle.


TRATAMENTO EM CASA da pneumonia**

Os casos não graves podem ser tratadas em casa**. O que traz conforto para o paciente e evita sua exposição a novos agentes infecciosos comuns em hospitais. Em casos mais graves, é necessária a hospitalização para receber antibiótico endovenoso e oxigenação artificial.





Em casa ou no hospital, a ingestão de muito líquido é imprescindível, para evitar a desidratação, e facilitação na fluidificação do muco e catarro, contribuindo para a expectoração.

** Só um médico poderá avaliar tal possibilidade de se tratar de pneumonia em casa.

Como se previne a pneumonia?


- A pneumonia pode originar devido à complicação de uma gripe, portanto, a vacina da gripe é muito útil na prevenção da doença.
- Há uma vacina contra o pneumococo, principal bactéria causadora da doença. É indicada para pessoas com maior risco adoecer pelas complicações: doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticas, idosos.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner