15.9.09

Esclarecimento: Oseoltamivir + Erva-doce ou anis estrelado no combate a gripe suína, será?

"Existe uma mensagem sendo passada pela internet que divulga o uso da erva-doce como preventivo contra a gripe suína (H1N1).

Passo a vocês algumas considerações sobre a mesma.

O oseltamivir – princípio ativo do tamiflu – é uma droga sintética, feita através de uma rota de diversas etapas.



ácido shikimico – componente inicial da síntese do oseltamivir -, é extraído do anis estrelado (erva-doce) e está presente na maioria dos organismos autotróficos, pois faz parte da rota biossintética como precursor de aminoácidos aromáticos, indol, vários alcalóides, taninos, flavonóides e ligninas.

Ou seja, pode comer (erva-doce) anis à vontade, mas não creio que vá evitar a gripe. Caso me ofereçam um artigo científico no qual esteja comprovada a eficácia do mesmo na prevenção da gripe, eu mudarei a minha opinião.

Em relação à erva-doce, o único artigo que encontrei indica a presença de ácido shikímico nas sementes da erva-doce. Mas não consegui verificar o teor do mesmo.

Acredito que, nestes momentos, o que devemos fazer é nos precavermos o máximo possível, evitando contatos próximos e aglomerações. Lavar sempre as mãos e, caso surjam os sintomas, consultar o médico e evitar contatos com outras pessoas.

Vamos evitar a desinformação!!"

O texto acima foi extraído do Blog do Carlos e trata dos recentes boatos sobre tratar ou prevenir a gripe AH1N1 ou simplesmente suína com erva-doce.

Artigos Relacionados:
gripe suína
Tamiflu
Gripe;
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner