30.10.09

Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase)

- Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase) - O QUE SÃO?


As enzimas prostaglandina H2 sintase (ciclooxigenase) COX-1 e COX-2 são enzimas (tromboxanos, prostaciclinas e prostaglandinas sintases) que catalisam -- facilitam uma reação bioquímica dentro do organismo -- a produção de mediadores lipídicos usando como matéria-prima o ácido araquidônico.

enzimas COX-1 e COX-2
Enzimas COX-1 e COX-2

- Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase) - ONDE são produzidas?


As cicloxigenases (Cox-1 e Cox-2) são produzidas em sua maioria, na medula renal.


- Enzimas COX-1 e COX-2 (ciclooxigenase) - AÇÃO e onde se encontram


A enzima COX-1 (fisiológica) encontra-se em várias células do corpo constantemente. Já a COX-2 é estimulada em inflamações, câncer, etc. A inibição farmacológica da COX pode causar alívio aos sintomas da inflamação e da dor, e é aí que agem alguns antinflamatórios.

As COX-1 e COX-2 são bloqueadas por AINEs (antinflamatórios não esteroidais) e por inibidores seletivos de COX-2 que as bloqueiam seletivamente.


- Alguns inibidores seletivos da Cox-2:


Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

3 comentários:

  1. Bastante esclarecedor sua postagem, pois tinha muitas dúvidas sobre as enzimas COX1 e COX2 e pude tirá-las através do seu blog. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  2. Este é E-XA-TA-MEN-TE o objetivo do Saúde com Ciência: prestar esclarecimentos de forma clara e linguagem o mais acessível possível. Volte sempre! :-)

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner