10.10.09

Mal de Parkinson - Alimentação ideal


Alimentação no Mal de Parkinson

Na doença de Parkinson, a importância de uma alimentação correta é fundamental para a manutenção do bem-estar e da saúde geral do paciente. Com um regime alimentar adequado, obtem-se mais energia, a medicação poderá ter ação mais efetiva e a qualidade de vida poderá ser muito melhor.

Recomendações para prevenção da obstipação intestinal no Mal de Parkinson


A obstipação intestinal (intestino preso) ocorre freqüentemente na doença de Parkinson por duas razões principais:

1 - Efeito de certas medicações usadas no tratamento que diminuem os movimentos peristálticos do intestino
2 - Degeneração dos nervos do trato gastrintestinal como parte do processo degenerativo da doença de Parkinson

Mal de Parkinson - Alimentação ideal
Mamão benéfico no mal de parkinson


As fibras são consideradas benéficas para a saúde do intestino pois regularizam os movimentos peristálticos, aumentam o volume das fezes e evitam várias doenças intestinais como a obstipação, diverticulose, câncer, hiperproteinemia e diabetes. As fibras constituem a parte da célula da planta que não pode ser digerida e, portanto, não é absorvida pelo intestino.

Para que uma dieta rica em fibras melhore o funcionamento do intestino, é necessária uma boa ingestão de líquidos, especialmente água (6 a 8 copos por dia).


As principais fontes de fibras importantes são: 


- Cereais integrais, verduras, legumes, frutas e frutas secas. Leia sobre os benefícios das fibras alimentares.

Nos casos em que a dieta rica em fibras associada a consumo adequado de líquidos não forem suficientes para o funcionamento normal do intestino, o médico irá indicar a medicação mais adequada para cada caso. É importante lembrar que, mesmo nesses casos, a dieta rica em fibras e o consumo de líquidos não devem ser deixados de lado.

Comentário Saúde com Ciência: O Papa João Paulo II obtinha uma melhor absorção do medicamento comendo mamão regularmente. Não que o mamão auxiliasse na absorção, mas facilitava o trânsito intestinal.

Leia tudo o que já foi escrito sobre a doença em: "Parkinson".
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner