31.10.09

Tomates: Benefícios e Propriedades


O tomate foi levado para a Europa no século XVI pelos espanhóis, mas foi ignorado durante quase 200 anos. A fruta tomate era usada como planta ornamental. Temia-se que fosse um fruto venenoso.

 Depois, foi classificado como afrodisíaco. Até que a cidade de Nápoles, um dos centros de referência da Dieta Mediterrânea, difundiu a fama mundial do tomate.



Tomate: Benefícios, Propriedades, composição nutricional


Comecemos pelo Licopeno, esta substância presente no tomate e que já está amplamente difundida e sabiamente eficaz na prevenção de alguns tipos de cânceres, como o câncer de próstata.

Como pode-se ver na foto abaixo há tomates vermelhos,verdes,amarelos,roxos e azuis. Sobre o roxo já falei aqui.
tomates: benefícios e propriedades

Tomate, Licopeno:


O licopeno é um carotenóide. O carotenóide mais abundante nos tomates, sejam eles vermelhos, verdes ou amarelos.

Licopeno, propriedades antioxidantes. As propriedades antioxidantes do Licopeno são bem conhecidas.

Estudos recentes mostram que o consumo de produtos de tomate ricos em Licopeno pode proteger os homens contra o câncer de próstata, o Dr. Omer Kucuk, professor de medicina e oncologia, e colegas do Karmanos Cancer Institute em Detroit, MI, avaliaram os efeitos que o Licopeno em cápsulas teve em pacientes com câncer de próstata já existente.

Neste estudo, o Dr. Kucuk e colegas seguiram 30 homens com câncer de próstata localizado que tinham cirurgia marcada para remoção da próstata.

Durante três semanas antes da cirurgia, os participantes do estudo foram designados aleatoriamente para receber 15 miligramas de Licopeno na forma de um extrato de tomate puro.

Este extrato é um ingrediente encontrado em suplementos de Licopeno fabricados pela Healthy Origins, Twin Lab, Vitamin Shoppe, Celestial Seasonings, e outros)Twice daily ou placebo sem intervenção.

Após a remoção das próstatas, as glândulas foram analisadas para determinar se havia quaisquer diferenças entre os dois grupos estudados.

Descobriram que o grupo tratado tinha tumores menores com maior probabilidade de ficarem confinados na próstata. Os níveis de soro, APE (Antígeno de Próstata Específico, um indicador comum usado para detectar câncer de próstata) diminuiram nos pacientes que receberam Licopeno na forma de extrato de tomate.

Além disso, os tumores nos pacientes que consumiram o Licopeno natural mostraram sinais de regressão e malignidade reduzida.

'Este é o primeiro relatório de um estudo clínico feito com técnicas aleatórias mostrando a eficácia do Licopeno como suplemento contra o câncer de próstata.
Os relatórios anteriores eram estudos epidemiológicos mostrando uma associação entre o consumo de produtos de tomate e a redução do risco de câncer de próstata.

Mais ainda, nossas descobertas sugerem que o Licopeno, como extrato de tomate, pode não apenas prevenir o câncer de próstata, mas pode também ser útil no tratamento do câncer de próstata'.

O Dr. Kucuk concluiu que pesquisas adicionais do efeito do extrato de tomate no câncer de próstata estavam garantidas.

Nossa fonte alimentar principal de Licopeno é o tomate vermelho maduro. Voluntários foram alimentados com suco de tomate processado através do aquecimento dos tomates a 100oC com 1% de óleo de milho. Outros foram alimentados com suco de tomate não-processado, provocando diferenças individuais. A presença de óleo aumentou a absorção do Licopeno drasticamente. 

Recomenda-se o consumo diário de 1/2 litro de suco de tomate. O Licopeno ingerido é armazenado no fígado, pulmões, cólon e pele. Sua capacidade de concentrar-se nos tecidos tende a ser mais alta do que a dos outros carotenóides.

Outros estudos que vêm sendo realizados em vários centros de pesquisa sugerem que o Licopeno pode, ainda, reduzir o risco de degeneração macular (dos olhos) e da oxidação de lipídios séricos (do sangue).

Outros nutrientes presentes nos tomates:

O tomate é rico nas vitaminas A, C, B (B1, B2, B3 e B6)E, K, além de sais minerais como ferro, potássio, fósforo e magnésio.
A vitamina A importante para a vista, mucosas e pele. A vitamina A auxilia o crescimento e evita infecções.


As vitaminas do Complexo B ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificam o músculo cardíaco, colaboram para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C, dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, contribuindo no combate a infecções e cicatrização de ferimentos.

Uma reportagem do Jornal Hoje (31.10.09) sobre o tomate vale a pena ser lida. Traz receitas e os benefícios dos tomates. O vídeo dessa reportagem eu trouxe para vocês assistirem. Assista ao vídeo do jornal hoje sobre os tomates abaixo:



"Segundo os especialistas, basta comer um por dia para se beneficiar de muitas vitaminas. Algumas propriedades do tomate ajudam até a emagrecer. Confira algumas receitas com o alimento".

Fontes: Jornal Hoje, Globo Vídeos  e sítioterraesaude

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner