7.3.15

Ftalatos, de embalagens plasticas deixam meninos afeminados

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos indica que a exposição de gestantes a certas substâncias presentes na composição de plásticos (ftalatos) pode mudar o comportamento de seus filhos do sexo masculino, fazendo com que eles fiquem “mais femininos” ou seja, afeminados.

Ftalatos, de embalagens plasticas deixam meninos afeminados
Ftalatos, de embalagens plasticas deixam meninos afeminados

De acordo com o estudo, de pesquisadores da University of Rochester, alguns tipos de compostos químicos conhecidos como ftalatos interferem no desenvolvimento do cérebro do feto, bloqueando a ação do hormônio masculino testosterona nos bebês.

Onde mais tem ftalatos, além das embalagens plásticas?

Os ftalatos são encontrados em embalagens para alimentos, certos tipos de pisos e cortinas plásticas, colas, corantes e artigos têxteis, entre outros itens. Há vários tipos dessa substância, - e mais - alguns compostos ainda simulam o efeito do hormônio feminino estrogênio.

Leia mais sobre o efeito dos ftatos no comportamento dos meninos no site da BBC-Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091116_plastico_afeminados_mv.shtml).



Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner