27.11.09

Hortelã tem propriedades analgésicas, revelam novos estudos


Novo estudo britânico confirma propriedade analgésica de hortelã brasileira

"Uma xícara de chá de um tipo de hortelã tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios vendidos comercialmente, concluiu um estudo feito no Reino Unido por uma pesquisadora brasileira".

A descoberta é a respeito da erva Hyptis crenata, conhecida como hortelã-brava e salva-de-marajó, que é utilizada na medicina popular no Brasil para tratar desde dores de cabeça e estômago até febre e gripe.
A pesquisa foi liderada por uma brasileira, é isso mesmo.

Graciela Rocha, lidera a equipe da Universidade de Newcastle (Inglaterra) fez estudos com ratos e provou que a prática popular do uso da hortelã tem base científica. O resultado foi publicado na revista científica Acta Horticulturae.

Com a intenção de reproduzir os efeitos do tratamento, a equipe pesquisou no Brasil para descobrir como a erva hortelã é preparada tradicionalmente e que quantidades devem ser ingeridas.

A forma mais usual é ferver a folha seca da hortelã em água durante 30 minutos e deixar que o líquido esfrie entes de bebê-lo.

No estudo descobriu-se que quando a erva é ingerida em doses equivalentes às indicadas na medicina popular, sua eficácia em aliviar a dor é comparada à de uma droga sintética chamada indometacina.

Os testes clínicos para descobrir o quão efetiva a erva hortelã é no alívio da dor em humanos.

"Desde que os homens começaram a andar na Terra, temos procurado plantas para curar nossas aflições", disse Graciela Rocha. "Na verdade, calcula-se que mais de 50 mil plantas sejam usadas no mundo com fins medicinais".


"Além disso, mais de a metade de todos os remédios vendidos com receita são baseados em uma molécula que ocorre naturalmente em alguma planta".

"O que fizemos foi pegar uma planta que é amplamente usada para tratar a dor com segurança e provar cientificamente que ela funciona tão bem como algumas drogas sintéticas", disse Rocha.

"O próximo passo é descobrir como e por que a planta funciona".

"Os efeitos de substâncias semelhantes à aspirina são conhecidos desde que os gregos, na Antiguidade, relataram o uso da casca do salgueiro para cortar a febre", no qual se baseia a fabricação de aspirina.

Fonte: Wellsphere (http://www.wellsphere.com/general-medicine-article/hyptis-crenata-brazilian-mint-tea-as-pain-reliever/895854)

Leia também: Medicina Natural

Imagem: Flickr

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner