8.12.09

Café, exercícios e câncer de próstata - benefícios

Pesquisas da Universidade de Harvard observam mais um benefício do café. Beber café pode reduzir os riscos do câncer de próstata

E mais: homens que se exercitam regularmente também correm menos riscos e quem já estiver com câncer de próstata pode ter o exercício físico como aliado no tratamento. Os exercícios diminuem em 35% os riscos de se desenvolver câncer de próstata.

Com relação ao café, ainda não foi avaliado a quantidade necessária (dose) que pode trazer benefícios para a saúde do homem (LEIA ATUALIZAÇÃO NO FINAL)*. O que se sabe é que tanto o café tradicional quanto o descafeinado possuem as mesmas propriedades para evitar o câncer de próstata.

Café, exercícios e câncer de próstata - benefícios

No estudo, foram avaliados 50 mil homens que beberam café durante 20 anos. Esses homens tiveram 60 % menos riscos de desenvolver câncer de próstata se comparado com aqueles não bebiam.

O importante é saber que o café há tempos está deixando de ser vilão, pois a cada dia se descobre um novo benefício ligado ao café. Para aproveitar as propriedades do café, basta beber com moderação. Beber 4 xícaras de 50 ml/dia pode fazer mais bem do que mal.

Se você tem insônia dê preferência para, após as 4 horas da tarde (16 horas), beber apenas café descafeinado.
Fonte: BBC - Brasil

*ATUALIZAÇÃO (18/05/2011)

Pesquisas recentes indicam a quantidade que se deve tomar de café para prevenir o câncer de próstata, seria 6 xícaras de café por dia, o que pode prevenir em até 60% os casos de desenvolver o câncer de próstata.

A pesquisa foi feita com 48 mil homens e os benefícios são observados em café com ou sem cafeína. Os responsáveis pelos benefícios são os antioxidantes presentes no cafezinho.

O estudo foi feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.

Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho disse:

"Poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir. Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal."
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner