17.12.09

Protetor, bloqueador e bronzeador, diferenças entre os 3 produtos

Noutro dia me perguntaram:

Qual a diferença entre protetor solar, bloqueador solar e bronzeador?


A resposta é bem simples e para facilitar o entendimento irei usar uma linguagem mais simples ainda.

PROTETOR SOLAR


O protetor solar tem como ação principal a propriedade de proteger quimicamente a pele contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, ou seja é um filtro químico. Os mais usados são os protetores a partir de FPS 15 e o mais usado é o FPS 30.

BLOQUEADOR SOLAR


Além da ação química como o protetor solar, tem também ação física, ou seja, impede que os raios nocivos penetrem formando uma barreira e refletindo os raios. Para entender melhor: quando usamos camisetas e bonés também estamos formando barreira física contra os raios solares. Se bem que, algumas malhas de roupas deixam que os raios passem. Geralmente os fatores superiores a FPS 60 já podem ser considerados bloqueadores solares.

BRONZEADOR


Até a década de 1980, os óleos bronzeadores faziam corpos "brilharem" - literalmente - ao sol. Os corpos fritavam. Naquela época, essa atitude até que não era tão condenada, pois ainda não tínhamos buracos na camada de ozônio, já hoje em dia...

A partir de então, alguns bronzeadores passaram a apresentar algum FPS, com fatores que variam entre 2 a 15. Eles têm uma certa proteção, sem perder, no entanto a capacidade de produzir a ação que lhe deu o nome, bronzear.

Apesar dessa proteção, o bronzeador não deve ser usado em pessoas de peles claras, pois essas pessoas necessitam de uma proteção acima de FPS 30. Sendo recomendado, portanto, apenas para peles muito morenas a negras. E, de preferência filtros acima de FPS 6, pois ninguém está imune ao câncer de pele, e aplicá-lo apenas antes das 10:00 e após as 16:00. Após esse horário prefira filtros mais altos mesmo se tiver pele negra. Sua saúde é muito mais importante que toda e qualquer vaidade. Acredite!

Seja qual for sua escolha, evite tomar sol entre as 10:00 e 16:00, ainda que com protetor solar. Como medida complementar, utilize óculos de sol com filtros UVA/UVB, bonés ou chapéus, camisetas e guarda sois.

Recomendações e observações a respeito de protetor, bronzeador e bloqueador solar


  • Durante a exposição aos raios solares, hidrate-se constantemente.
  • Além do melanoma, pior tipo de câncer de pele e outros tipos, o envelhecimento precoce acomete quem abusa do sol. 

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner