1.1.10

Assistência Farmacêutica Online (PERGUNTE À FARMACÊUTICA)

Gostaria de conversar com um farmacêutico e tirar todas as suas dúvidas de SAÚDE? Faça do Saúde com Ciência seu "Portal de Assistência Farmacêutica Online".

Para tirar suas dúvidas com a Farmacêutica, deixe sua pergunta no formulário de comentários abaixo. Se preferir manter sigilo (mesmo porque muitas perguntas podem ser delicadas e muito pessoais), basta comentar como anônimo.

Assistência Farmacêutica Online (pergunte à farmacêutica):


A resposta será fornecida também nos comentários, pois sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas, também. Para manter sigilo, basta comentar como anônimo.

Assistência Farmacêutica online (PERGUNTE À FARMACÊUTICA)
Assistência Farmacêutica online (PERGUNTE À FARMACÊUTICA)
"Símbolo da Farmácia"

Como e quando terei a resposta?


Todas as perguntas serão respondidas em 1 dia da semana, às quartas-feiras à tarde. Perguntas urgentes poderão ser respondidas em outros dias. Se preferir manter sigilo (mesmo porque muitas perguntas podem ser delicadas e muito pessoais), basta comentar como anônimo.

As respostas já fornecidas poderão ser a resposta para sua dúvida, por isso, uma dica é consultá-las antes mesmo de fazer sua pergunta à farmacêutica. As perguntas e respostas serão excluídas de tempos em tempos para liberar espaço para outras dúvidas, porém, assuntos muito relevantes podem permanecer disponível por tempo indeterminado.


ATENÇÃO!!

A assistência farmacêutica NUNCA constitui nem tampouco substitui uma consulta médica, pois são coisas completamente diferentes.

As perguntas serão respondidas pela farmacêutica Renata Fraia - Farmacêutica (CRF 23664) e Jornalista (MTB 55510) e diretora do Saúde com Ciência. Para consultas e prescrição de medicamentos consulte um médico.

Além disso, NÃO serão feitas indicações de medicamentos, já que esta prática é proibida via internet e mesmo porque isso seria estranho, já que apenas com a presença do paciente e farmacêutico é possível realizar a entrevista/anamnese para saber qual o melhor medicamento (apenas dentre os que não precisam de prescrição médica).

Também é pessoalmente que o farmacêutico pode ver a necessidade de o paciente buscar ajuda médica.

Como obter sua resposta mais rápido


Para que sua pergunta seja respondida o mais breve possível, a dica é fazer uma busca no site. Assim, você poderá encontrar sua resposta em algum artigo de saúde já publicado, tanto no próprio texto quanto nos comentários no final de cada post.

Além disso, olhe nos comentários desta página, já que também podem ter sido feitas perguntas iguais às suas. Se sua dúvida for quanto à interação de medicamentos com alimentos, álcool ou outros medicamentos é provável que sua resposta esteja no post Interações medicamentosas com alimentos e medicamentos.





Posts úteis relacionados à Atenção Farmacêutica:

  1. Prescrição Farmacêutica: farmacêutico pode prescrever medicamentos
  2. Farmácia com farmacêutico em todo horário de funcionamento
  3. O horário certo para tomar remédios
  4. Interações medicamentosas com alimentos e medicamentos
  5. Farmacêutico deve se mostrar, diz americana sobre profissão no Brasil
  6. Qual diferença entre medicamentos genéricos, similares, similares intercambiáveis e referência
  7. Livros de saúde:"Paciente diabético cuidados farmacêuticos"
  8. Farmacêutico: da fabricação à dispensação do medicamento, sempre presente
  9. Propaganda de medicamentos, RDC 96/08

Obs.: Este serviço tinha sido descontinuado, mas recomeçou a funcionar em 25.7.2016.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

23 comentários:

  1. OLá meu nome é Vitor, eu tomo uma capsula do remédio Celebra ao dia. Gostaria de saber se a bebida alcoolica pode atrapalhar o efeito do remédio.
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Vitor, normalmente não se associa nenhum medicamento a álcool, pois este pode potencializar (aumentar) o efeito do medicamento ou do álcool ou ainda, causar efeitos tóxicos.
    .
    No caso específico do Celebra o álcool pode causar sangramento gastrointestinal (estômago e intestino). É recomendável que não se consuma bebidas alcoólicas enquanto durar o tratamento com Celebra.

    ResponderExcluir
  3. Ola, Meu nome é Renato, preciso saber se o emagrecedor DIETMAX, funciona mesmo? Se existe casos comprovados no brasil? ou se é mais uma furada na midia? obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato,

    Você pode ler no artigo que escrevi sobre o dietmax, que busquei informações sobre testes que COMPROVEM a eficácia do dietmax, mas não encontrei nada.
    Leia novamente:
    http://www.saudecomciencia.com/2011/06/dietmax-veja-onde-comprar.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, meu nome é João e estou apenas com uma dúvida. tenho um familiar cujo o médico solicitou a manipulação de etml 210ch 100 glóbulos número 5, você saberia me dizer o que é? Pois não encontrei nada na internet. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  7. João,

    Fiz uma longa busca, mas não encontrei o nome de seu medicamento. Creio trata-se de alguma sigla que o médico tenha utilizado para se referir a algum medicamento específico. Se ele orientou que seu parente procure uma determinada farmácia homeopática, pode ser que essa sigla seja algum código próprio. Na dúvida tente esclarecer com a farmácia em que for manipular.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela resposta! Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Olá gostaria de saber se posso tomar café durante o tratamento com Broncho Vaxom 7mg?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. a-kedma,

    Não há problemas em tomar café com este medicamento. No entanto, o excesso de cafeína (mais de 4 xícaras) por dia, pode atrapalhar absorção de vitaminas, além de provocar insônia e outros problemas. Até 4 x./dia o café faz bem!!

    ResponderExcluir
  11. Ola queria tirar um duvida eu deixei de tomar a pilula a 3 meses , vou voltar a tomar tomo no primeiro dia do periodo ?

    ResponderExcluir
  12. Em resposta à pergunta acima:

    Sim; - em geral - vc deve tomar a pílula anticoncepcional no primeiro dia do ciclo ou seja no dia em que vc menstruar (sangrar).

    No entanto; use a mesma pílula que vc já usava antes. Se vc pretende mudar de anticoncepcional; consulte um médico ginecologista para que ele receite a melhor opção para você.

    Além disso se sentir qualquer desconforto com a mesma pílula que vc já usava; peça ao seu médico que a substitua; NÃO compre por conta própria.

    NUNCA use nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.

    [desculpe o excesso de 'ponto e vírgula'. A tecla vírgula não está funcionando]

    ResponderExcluir
  13. boa noite eu tomei dois comprimidos cytotec e nao os disolvi debaixo da lingua como suposto engoli logo e estou com fortes dores de barriga mas nao ouve qualquer hemorragia

    ResponderExcluir
  14. bom dia comecei a fazer uso do lipiblok terca feira e nao tive efeito algum so sinto uma leve colica com quanto tempo de uso o lipiblok começa fazer efeito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Ola meu nome é daniele gostaria de saber, o qual remedio ou pomada eu poderia tomar para que meus seios aumenten e fique virme.

    ResponderExcluir
  16. Olá, descobri que um parente meu usa um suplemento alimentar emagrecedor (OxyElitePro) e que está pessoa também esta usando o Pasalix (para ansiedade e insônia), gostaria de saber se há algum risco de usar esses dois medicamentos juntos, grata.

    ResponderExcluir
  17. Tomo anticoncepcional Yaz , na primeira cartela comecei depois da menstruacão e fiz a pausa errada fiz de 8 dias , mais agora na segunda cartela fiz tudo certo a pausa certinha de 4 dias , agora estou na terceira , indo pra quarta ja estou protegida ?

    ResponderExcluir
  18. Preciso saber se furosemida e domperidona necessitam de receita medica para serem comprados desde 2012? Meu nome e paulo sergio

    ResponderExcluir
  19. Estou fazendo tratamento com brocho vaxom,tomei dez comprimidos e agora to no intervalo de 20,no meio do intervalo posso beber uma cervejinha?

    ResponderExcluir
  20. Estou fazendo tratamento com brocho vaxom,já tomei os dez comprimidos e agora estou no intervalo de vinte dias,posso tomar uma cervejinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas. Nunca é recomendado tomar bebidas alcoólicas enquanto se usa um medicamento. No entanto, se você tomar cerveja NESSES 20 DIAS SEM O REMÉDIO, não haverá problema simplesmente porque não haverá medicamentos em seu organismo. Mas não tome a cerveja nos primeiros 3 dias após a pausa, porque nesse período pode haver um pouco do medicamento no organismo. E mais uma dica: não exagere na bebida. Beba apenas 2 cervejinhas e se você se sentir mal após bebê-la (talvez pela doença que você está combatendo com o medicamento) é bom não arriscar e se abster totalmente do álcool. Você já experimentou a Brahma sem álcool? Ela tem o sabor IDÊNTICO ao das cervejas comuns, o que não ocorre com outras marcas de cerveja. ;-) Abraços e qualquer dúvida volte a perguntar, ou volte ao seu médico.

      Excluir
  21. o que poder causa um aborto?qual o remedio que nao devo tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Este é um assunto muito delicado. De fato, muitas substâncias podem causar abortos. Porém, se eu as divulgar aqui, poderei tanto favorecer que -- como você -- quer evitar o aborto espontâneo quanto quem está em buscas de respostas para cometer o ato. Por isso, não irei dar essa informação. No entanto, ela é facilmente encontrada em bulas de medicamentos.
      Grata

      Excluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner