17.8.16

Peixe cozido com limão, sem FOGO

Quem diria que os peixes poderiam ser cozidos com limão e sem fogo? Uma técnica milenar (dos povos Incas) de cozinhar o peixe no limão é notícia atualmente.

peixe cozido no limão

Para fazer o peixe "cozido"* no limão, basta embeber os filés de peixe em suco de limão e deixar na geladeira por aproximadamente duas horas, virando a cada meia hora.

* Este processo que faz o peixe parecer ficar cozido chama-se "desnaturação" e ocorre também com álcool, sal e calor (cozimento).

Mas por quê o limão deixa o peixe cozido?


- É possível cozinhar o peixe no limão sem fogo porque o ácido cítrico do suco do limão muda a cor e a textura da carne. O peixe fica cozido.

- Este processo ainda preserva os minerais e Ômega 3 dos peixes.
 

- Esse processo de cozer o peixe com limão é chamado ceviche. (veja uma receita de ceviche de pescada).

ATENÇÃO! O ácido cítrico não tem é capaz de matar todos os tipos de bactéria que podem estar no peixe. Por isso, é importante o ceviche ser preparado com peixe fresco e de boa procedência.

Peixes e frutos do mar são mais sensíveis ao ácido cítrico e não devem marinar por mais de 30 a 60 minutos, pra não desmancharem.


Assista no vídeo acima e experimente fazer o peixe cozido no limãoVia: Globo Vídeos.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner