25.3.10

Excesso de fosfato e o Câncer de Pele

Um estudo publicado no Cancer Prevention Research, afirmou que o excesso de fosfatos aumenta o risco de câncer de pele em 50%.

O fosfato é um nutriente essencial aos ossos e ao aporte energético corporal, porém o excesso pode comprometer a divisão celular.



Nos últimos 30 anos o fosfato tem sido usado como aditivo químico tanto na forma de agrotóxicos como pela indústria. Os fosfatos são encontrados em carnes processadas, os embutidos (presunto, salsicha, linguiça, mortadela, presunto), além de refrigerantes, bolos e biscoitos, para aumentar a durabilidade. Pesquisa anterior, realizada na China em 2009, afirmou que o risco de câncer de pulmão também aumenta com o aumento da ingestão de fosfato.

Referências:
C.E. Camalier Elevated phosphate activates N-ras and promotes cell transformation and skin tumorigenesis. Cancer Prev. Res. 3, 359-370 (2010)
M.H. Cho et al. High dietary inorganic phosphate increases lung tumorigenesis and alters Akt signaling. Am J Respir Crit Care Med 179: 59-68 (2009).

Artigos relacionados
Alimentos com fosfato
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner