14.3.10

Farmácia com Farmacêutico em todo horário de funcionamento

Sou Farmacêutica, se você é um leitor fiel do Saúde com Ciência sabe disso. Gostaria de esclarecer o título e dizer o porque da recente notícia - "Brasil tem 17% de farmácias sem farmacêutico" - publicada pelo R7 recentemente, ser tão preocupante.

O artigo 15, da Lei Federal nº 5991/73, "determina que a farmácia e a drogaria...

 ...mantenha um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento."


Farmácia com Farmacêutico em todo horário de funcionamento
símbolo da farmácia

Ou seja, se a farmácia funcionar das 7:00 às 24:00, precisa adequar seu quadro de farmacêuticos, para que o estabelecimento mantenha o profissional presente em todo o período, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Para ficar bastante claro a importância de o farmacêutico na farmácia estar sempre presente prestando efetiva assistência farmacêutica...

...vou contar um episódio que aconteceu comigo:

Certa época, eu era a farmacêutica responsável de uma drogaria e, em meu horário de almoço, chegou uma senhora com sua filha, um bebê de colo, para fazer inalação. A sorte (minha e delas), foi que cheguei do almoço exatamente no momento em que a inalação iria começar. [Detalhe: voltei 10 minutos antes, parece até um pressentimento...]

Antes porém, pedi ao balconista para ver a receita, e nela estava prescrito - por um médico - 30 gotas de berotec e 30 gotas de Atrovent. Essa dosagem é extremamente elevada, sobretudo para um bebê. O usual é em torno de 3 gts de um e 3 gts do outro, a depender do peso e gravidade da enfermidade (bronquite, asma,...)



Resultado: Conversei com a mãe, que disse que o bebê jamais havia usado esses medicamentos. Então, não deixei o balconista - QUE NÃO É O FARMACÊUTICO, ou seja não fez faculdade de Farmácia & Bioquímica - realizar a inalação. Orientei a mãe (bastante humilde) que voltasse ao hospital e retornasse ao médico para adequar a receita, ou que fizesse a inalação por lá mesmo. Isso que eu fiz é denominado Assistência Farmacêutica, e é uma responsabilidade e tanto.

Leia também: Prescrição Farmacêutica: Farmacêutico agora pode prescrever medicamentos.

E nas palavras da Dra. Raquel Rizzi - Presidente do conselho regional de farmácia do estado de São Paulo (CRF), a função do farmacêutico é:

"Mais do que receber, ler e interpretar a receita enviada pelo médico, é obrigação do profissional orientar o consumidor quanto a forma correta de tomar o remédio, o horário certo de administrá-lo e tirar outras dúvidas sobre o medicamento que está sendo comprado.

- Quando alguém chega com ou sem receita (na farmácia) temos a obrigação de orientar. O acesso ao remédio o consumidor tem, mas tem que ser com qualidade, senão ele toma errado ou abandona o tratamento."

Não importa ao Farmacêutico se quem receitou foi um médico; se o farmacêutico tem certeza de que aquilo pode até matar o paciente, deve se recusar a medicar e - na medida do possível - contactar o prescritor para fazer uma alteração na receita (com carimbo do farmacêutico, se aplicável), ou recomendar que o paciente retorne ao médico.

Leia também: Prescrição Farmacêutica: Farmacêutico agora pode prescrever medicamentos.


Recado aos Farmacêuticos: 

Farmácia com Farmacêutico em todo horário de funcionamentoNão temam ir contra uma prescrição médica, pois devemos zelar pela vida do paciente, sempre. Mas não devemos indicar medicamentos que exijam prescrição médica (Leia também: automedicação consciente) pra ninguém, pois assim estaria cometendo o crime de "Exercício ilegal da medicina", assim como um médico não pode produzir e vender um remédio, isso compete ao farmacêutico. Desde que se tenha certeza absoluta de que está correto. Se for um caso de emergência encaminhe o paciente a um pronto socorro, imediatamente. Aqui no site Saúde com Ciência sempre há um farmacêutico presente!
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner