13.3.10

Metas de educação alimentar

A excelente reportagem do globo repórter mostra as metas de educação alimentar desenvolvida por nutricionistas pesquisadoras da USP 

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.

Sempre procurei manter esses hábitos em minha vida, embora seja difícil manter a constância. Infelizmente é difícil lembrar de tudo, sempre. Que tal anotar as metas ou salvar esta página nos favoritos para não esquecer?

Confesso que não conhecia a meta número 4). Eu acrescentaria um item, que seria o 15°: Consuma mais peixe e carne de frango e carne de soja

O item 14, sobre apreciar a refeição faz toda a diferença, pois a digestão começa pela boca, é nela que os alimentos são triturados (diminui o trabalho do estômago) e as enzimas digestivas da saliva começam a digerir os alimentos. Essa "fase" do sistema digestório é primordial para quem faz regimes de emagrecimento.

O primeiro item também é fundamental para quem está de dieta, já que fazendo cada refeição muito espassada da outra o organismo o fará comer mais e tentará aproveitar ao máximo toda caloria.

Por fim, muita gente diz que é importante consumir bastante água, mas poucos dizem o porque. É que os rins funcionam melhor (lembre-se que o rim é o filtro de nosso corpo, e você já viu filtro que funcione sem água?), além disso, todas as reações bioquímicas que ocorrem em nosso organismo acontecem em meio aquoso e os intestinos funcionam melhor quando estamos bem hidratados. Aliás, você que está lendo é mais água do que células, já que 70% de seu corpo é formado dela, só a partir disso, não preciso dizer mais nada, né?

Renata Fraia - Farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner