27.4.10

Rapamicina - pode retardar o envelhecimento

A rapamicina é uma substância descoberta na Ilha de Páscoa. De acordo com um estudo de cientistas americanos publicada na revista especializada Nature, a rapamicina pode ser usada para retardar o envelhecimento.

Os pesquisadores usaram a rapamicina para tratar camundongos idosos, a expectativa de vida dos animais aumentou em até 38%. A pesquisa aumenta as perspectivas de se conseguir retardar o processo de envelhecimento em idosos.

Mas uma especialista britânica advertiu contra o uso da droga para este fim, já que a rapamicina também afeta o sistema imunológico.

A rapamicina é usada para evitar a rejeição de órgãos transplantados em pacientes e em tubos implantados em pacientes para manter as artérias coronárias abertas. A substância também está sendo testada como um possível tratamento para câncer.

A rapamicina parece ter um efeito semelhante à uma dieta de redução calórica, que já se mostrou ser eficaz em aumentar a expectativa de vida. Ela afeta uma proteína das células chamada mTOR, que controla vários processos envolvidos no metabolismo e resposta a situações estressantes.

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner