27.5.10

Abuso de Analgésicos pode viciar psiquicamente

O uso abusivo de analgésicos por brasileiros e a automedicação, que preocupavam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levaram a Agência a suspender a exposição dessas drogas nas gôndolas (RDC 44).

No caso da dor de cabeça, o problema é mais grave, porque os medicamentos específicos para o incômodo, quando tomados em grande escala, às vezes apresentam efeito rebote: quanto mais a pessoa toma, mais dor tem.

Artigos relacionados
- Saúde mental
- Efeito rebote, o que é

Uma análise de estudos publicada no "British Medical Journal" mostra que a ingestão dos medicamento analgésicos em 15 dias do mês já é suficiente para causar o efeito de viciar.

Cerca de 7% da população tem cefaleia crônica. Este grupo, que sofre de dor mais de 15 dias ao mês, é exatamente quem está sujeito ao abuso de analgésicos.

Além disso, o efeito rebote parece ser desencadeado pelo uso regular dessas drogas: tomar um comprimido todos os dias é mais arriscado de viciar psiquicamente do que ingerir três uma só vez por semana. fonte: British Medical Journal
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner