9.10.15

Anorexia e Bulimia, diferença e sintomas desses distúrbios alimentares

Anorexia e bulimia são distúrbios alimentares e, certamente, os mais comuns deles. Entenda as diferenças e os sintomas da anorexia e bulimia.

Anorexia e Bulimia, diferença e sintomas desses distúrbios alimentares


Entenda o que é cada distúrbio e as diferenças entre anorexia e bulimia.
Anorexia e Bulimia, diferença e sintomas

Leia também: Sintomas da ansiedade e ansiedade generalizada

Anorexia:


Este é o transtorno alimentar mais conhecido. A pessoa tem uma percepção distorcida de seu corpo: mesmo estando magro, enxerga-se gordo. Levando à redução drástica na ingestão de alimentos. A pessoa fica obcecada em emagrecer e com muito medo de ganhar peso.

Mesmo em casos leves é recomendado um acompanhamento psicológico para evitar que a doença se torne grave, tornando-se cada vez mais difícil a cura, o que pode levar à morte. Nos casos moderados e graves, é preciso consultar um médico psiquiatra que poderá receitar antidepressivos e outros medicamentos.

Bulimia:


Neste distúrbio a pessoa geralmente é ansiosa e compensa essa ansiedade na comida. Ingere grandes quantidades de alimentos de uma só vez. É comum os assaltos noturnos à geladeira em que a pessoa ingere, compulsivamente, doces seguidos de salgados e volta para os doces novamente e só para quando se ‘estufa’. Acontece um alívio imediato dos sintomas da ansiedade.

Leia também: + Compulsão Alimentar: sintomas e tratamentos

Em seguida, inevitavelmente, vem o sentimento de culpa e o medo de engordar. Para evitar o ganho de peso, provoca vômitos e/ou usa laxantes e diuréticos, geralmente escondido. Após as crises surgem novo sentimento de culpa ou vergonha e, normalmente, um período de dieta ou jejum.

Muitas vezes as duas doenças podem vir juntos, a pessoa é anoréxica e quando enfim resolve se alimentar, come muito de uma só vez, então provoca o vômito, caracterizando a bulimia.

Leia também: Ver artigos de Dietas e Obesidade
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner