5.5.10

Doença de Huntington, da 'série' House

Uma das séries de maior sucesso da atualidade, "House", onde médicos tentam desvendar - enquanto brigam entre si - doenças de seus pacientes-COBAIAS.

As doenças, sempre estapafúrdias tiram o sono e o equilíbrio dos personagens enquanto intrigam a nós, telexpectadores viciados em House, (eu me incluo).




Uma dessas doenças misteriosas é a Doença de Huntington (DH), doença genética, degenerativa e não tem cura. Uma das médicas da equipe de House, Remy Hadley, conhecida como 13 (imagem acima), tem a doeça de Huntington. Saiba mais abaixo.

Doença de Huntington Sintomas
Os sintomas são causados pela perda marcante de células em uma parte do cérebro, denominada glânglios base, gerando como consequência alterações dos movimentos, do comportamento e a perda gradativa da capacidade cognitiva (pensamento, julgamento e memória).

Os sintomas da Doença de Huntington aparecem gradualmente, provavelmente por volta dos 30 anos de idade, mas também pode afetar crianças e pessoas com mais de 60 anos. Esses sintomas são: espasmos involuntários, lentidão nos movimentos, irritabilidade, apatia, depressão, ansiedade, perturbações do sono, Movimentos involuntários, bruscos e irregulares, dos braços, das pernas e do rosto, perda progressiva de memória e senilidade mental precoce, disartria, face (tiques e caretas), fala indistinta, mastigação e deglutição difíceis,perda da visao periferica .

Doença de Huntington Histórico
A Doença de Huntington foi assim denominada em homenagem a George Huntington, um médico americano que descreveu a doença precisamente em 1872. A doença é rara, afeta uma em cada 10.000 pessoas. A DH é uma doença fatal, que dura de 15 a 20 anos. A progressão da doença tende a ser lenta e a pessoa pode manter a independência por vários anos, mas é importante que ela faça acompanhamento médico, para diminuir os efeitos dos sintomas.

Importante! Em casos de sintomas ou suspeita de doença de Huntington o médico a ser consultado é o neurologista. O telefone da Associação Brasil Huntington, é (11)3020-6031
Fonte: Terra/Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner