29.7.10

Farinha de berinjela emagrece e protege o coração

Farinha de berinjela emagrece, protege o coração. Veja por que e receitas com a farinha de berinjela.

Farinha de berinjela emagrece



De acordo com um projeto desenvolvido pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a farinha de berinjela é um importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares como a dislipidemia, gordura corporal e visceral, pressão arterial sistêmica e altas concentrações de ácido úrico, e para o emagrecimento.



Veja como preparar a farinha de berinjela (receita)

Para se chegar a esta conclusão, foram estudadas 14 mulheres entre 30 e 45 anos, ambas apresentando obesidade, adiposidade central, excesso de gordura corporal e alterações na pressão arterial sistêmica. Estas mulheres foram divididas em dois grupos para fins de comparação:

Grupo A
As mulheres deste grupo foram submetidas, durante 60 dias, a uma dieta hipocalórica (de baixa caloria) com a suplementação de 14g de farinha de berinjela por dia.

Grupo B
Este grupo foi submetido a mesma dieta, durante 60 dias, porém, sem a suplementação com a farinha.

De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, o primeiro grupo apresentou uma redução significativa da circunferência da cintura das voluntárias e o emagrecimento de seis quilos (média), reduzindo o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo 2, além da diminuição da concentração sérica de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.

"Além de
ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares. Portanto, logo que tenhamos a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, daremos início a pesquisa propriamente dita, empregando suplementação por um período de tempo maior em um número maior de participantes, para obtermos resultados mais promissores", disse Glorimar.

A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional e consultora da Longevid, fabricante de farinha de berinjela, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia. "A farinha de berinjela auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue", afirmou a nutricionista.


Veja como usar a farina de berinjela nas refeições

1 - A farinha de berinjela pode ser salpicada sobre o macarrão com queijo parmesão
2 - Em dias de calor, prepare uma vitamina refrescante e adicione a farinha de berinjela
3 - no tempero da salada
4 - Quando preparar uma sopa, adicione o complemento
5 - para fazer patê de atum ou sardinha
Fonte: Terra 



Aprenda receitas com farinha de berinjela


1. Souflê de Berinjela

2 xíc. de leite
1 colher(sopa) de amido de milho
3 colheres(sopa) de farinha de berinjela LONGEVID
2 colheres(sopa) de queijo parmesão ralado 
1 de azeite
3 ovos
sal à gosto
óleo para untar a forma
1 c.sopa farinha de trigo para enfarinhar a forma

Modo de preparo: Dissolva o amido de milho em ½ xíc. de leite e acrescente as gemas. Coloque 1 ½ xic. de leite em uma panela, quando ferver acrescente aos poucos a mistura do amido de milho, o sal e o azeite, sempre mexendo bem até formar um mingau ralo. Deixe esfriar um pouco, junte o queijo e a farinha de Berinjela LONGEVID. Na batedeira bata as claras em neve depois junte, levemente, ao creme de berinjela. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré-aquecido, até que enfiando um palito, ele saia seco.



2. Pastinha de Berinjela

3 colheres(sopa) de farinha de berinjela LONGEVID
2 colheres(sopa) creme de leite desnatado (de preferência) 
1colher(sopa) de maionese light (de preferência)
Cebola picada a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e sirva com torradas ou biscoito aperitivo.


3. Vitaminada de berinjela

1 copo de leite gelado
1 colher (sopa) de Farinha de Berinjela LONGEVID
1 banana média
Mel e gelo a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

*Receitas fornecidas pela LONJEVID
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner