13.11.16

Efeito placebo, o que é

Quando pensamos em efeito placebo, logo nos vem à mente o efeito psicológico causado pela ingestão de uma pílula de açúcar ou de qualquer substância inerte (sem ação farmacológica) e a pergunta fatal: efeito placebo, o que é? Vamos descobrir juntos?

O que é o efeito placebo?


A palavra placebo deriva do latim, do verbo "placere", que significa "agradar". Uma boa definição é a seguinte:

"Placebo é qualquer tratamento que não tem ação específica nos sintomas ou doenças do paciente, mas que, de qualquer forma, pode causar um efeito no paciente."

Placebo: tratamento inócuo.
Efeito placebo: quando se obtém um resultado a partir da administração de um placebo.

De fato esse é um dos tipos de efeito placebo conhecido como 'o poder da pílula de açúcar'.

Efeito placebo o que é
O que é efeito placebo

Placebos inertes

Tais medicamentos 'de açúcar' podem ser prescritos em muitos casos como por exemplo, a idosos que se dizem ou se mostram dependentes de certos medicamentos, embora não necessitem mais deles, como os medicamentos para dormir, por exemplo. Então, o médico receita um remédio com efeito placebo e o paciente acredita que tomou o medicamento para dormir, consequentemente relaxa e adormece. Este tipo são os placebos inertes.

Placebos ativos

Já os placebos ativos são medicamentos com ação farmacológica para alguma doença que não aquela para a qual o paciente está tomando o medicamento, mas devido a seu inconsciente, seu efeito psicológico, o remédio acaba fazendo o efeito esperado.

Muitas pessoas acreditam que os efeitos dos medicamentos homeopáticos se devem ao efeito placebo. Eu, particularmente não tenho, ainda, opinião formada a esse respeito, porque para nós profissionais da ciência é difícil acreditar em algo que não se pode provar, mas já obtive resultados satisfatórios fazendo tratamento com tais medicamentos em minha infância e adolescência. 

Dessa forma há, em meu interior, um conflito entre meu lado profissional de saúde e meu lado paciente. Teria ocorrido um efeito placebo em mim (então com 9 anos), no meu pai e em meu irmão? Todos tomamos no mesmo dia e hora um medicamento dose única para bronquite e nenhum de nós três nunca mais tivemos nenhuma única crise de bronquite, nunca mais...
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner