artigos recentes - passe o mouse e leia o título:
Publicidade
Tangerina - fruta da estação. "Conheça os benefícios da tangerina".

4.8.10

'Indóis' dos vegetais protegem contra câncer de mama

Ads
Sabemos que o fator genético é determinante para o aparecimento de alguns tipos de câncer como o câncer de mama, por exemplo. Mas é verdade também que os fatores de risco influenciam, e muito, no desenvolvimento - ou não - da doença. A alimentação rica em gordura, o cigarro e o sedentarismo são verdadeiros gatilhos para essa patologia. Então, para prevenir que as células cancerígenas se desenvolvam é fundamental repensar os hábitos citados acima.

Leia também: Os fatores de risco e o câncer.

Uma alimentação saudável ajuda a proteger o organismo contra os efeitos dos radicais livres e de outras substâncias cancerosas. Um exemplo são os compostos denominados indóis, os quais são encontrados em vegetais crucíferos como o repolho. Tais compostos podem prevenir que tais substâncias atuem no interior das células.


Repolho - rico em indóis
Os indóis (indoles em inglês) são particularmente ativos contra o estrogênio, um hormônio que estimula o crescimento de alguns tipos de câncer de mama e endométrio.Uma variedade de indóis ocorre naturalmente em vegetais como o repolho, o brócolis, a couve-flor, a couve de bruxelas, a couve e o nabo.

Mercanismo de ação (resumido e didático)
Os indóis estimulam a produção de enzimas que desviam o metabolismo do estrogênio para outro composto com potencial cancerígeno menor, a 2-hidroxiestrona.

Foto repolho: Flickr

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário: