26.8.10

Vitaminas Hidrossolúveis: O que (e quais) são

Para entender e nunca mais esquecer o que são as vitaminas hidrossolúveis é interessante a abordagem:

Creio que a maioria das pessoas já sabem, mas não custa nada informar: 'Hidro' significa 'água'. Então, hidratação é igual a suprir-se de água, da mesma forma que hidrossolúvel é igual a qualquer substância solúvel em água.


Então...

As vitaminas hidrossolúveis são, portanto, as vitaminas solúveis em água, as quais são absorvidas no intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos e células do organismo.

As vitaminas hidrossolúveis, não se armazenam no corpo. O organismo aproveita o necessário e elimina o excesso.

Dessa forma não faz sentido o consumo de vitamina C (que é hidrossolúvel) em excesso (aquelas efervescentes), pois o organismo a eliminará. Veja o quanto necessitamos de vitamina C por dia e reflita se os comprimidos efervescentes de 1g são ou não um excesso, uma jogada de marketing para vender mais. ;-)

As vitaminas hidrossolúveis são muito sensíveis ao cozimento e se perdem facilmente na água de cozimento. Por essa razão deve-se preferir o cozimento a vapor de legumes e verduras.

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS quais são elas

As vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Leia sobre cada uma delas nos artigos relacionados abaixo:
- Vitaminas do Complexo B
- Vitamina C

Leia também:
vitaminas lipossolúveis

Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner