14.9.10

Exame de sangue para diagnosticar Alzheimer

Uma descoberta recente pode revolucionar o tratamento do mal de Alzheimer, principalmente com relação à prevenção dos agravamentos da doença.

Um exame de sangue poderá ser capaz de diagnosticar o mal de Alzheimer, de acordo com pesquisadores norteamericanos.



Um diagnóstico precoce a partir do fluido vertebral (através de punção na coluna) já tinha sido anunciado por pesquisadores. Mas tal meio de detecção de Alzheimer além de ser doloroso só estaria disponível em clínicas especializadas.

Se o diagnóstico de alzheimer for realizado por um exame de sangue tornaria o diagnóstico muito mais simples, de acordo com Sid O'Bryant, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Texas Tech.

"Um exame sanguíneo abre acesso a todos. Qualquer clínica pode fazer isso. Até mesmo enfermeiras de cuidados domésticos podem fazer", disse O'Bryant, cujas conclusões foram publicadas na revista "Archives of Neurology".

O alzheimer atualmente é diagnosticado pelos sintomas, e só pode ser confirmada por exames cerebrais após a morte.

O novo exame busca mais de cem proteínas e combina isso com informações sobre os pacientes, inclusive se eles são portadores de um gene de risco para o Alzheimer, chamado APOE4. Uma análise informatizada então estabelece o grau de risco do paciente.

"Nossa taxa geral de sucesso em detectar portadores do mal de Alzheimer é de 94%. Mas o acerto total em classificar os que não têm o mal de Alzheimer é de 84%" disse o cientista. O próximo passo será ver se o teste pode prever quem vai desenvolver o Alzheimer. O teste do fluido vertebral parece ser capaz de fazer isso.

Geldmacher alertou que ainda é preciso aprofundar o estudo, e que pesquisas mais amplas com drogas da mesma classe não confirmaram nenhum benefício na terapia do mal de Alzheimer.

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner