25.10.10

Cólera, o que é e sintomas

O que é a cólera

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo vibrião Vibrio cholerae. Este vibrião é uma bactéria capaz de produzir uma toxina (enterotoxina) que causa diarreia.

Dos quase 200 sorogrupos do vibrião colérico, apenas 2 deles produzem enterotoxinas, o Vibrião cholerae O1 (biotipos "clássico" e "El Tor") e o V. cholerae O139.

Transmissão da cólera (do Vibrião cholerae)
O Vibrio cholerae é transmitido, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

Cólera Sintomas
Em 90% dos casos de cólera, a infecção é assintomática (sem sintomas) ou ocorrem diarreias de pequenas intendidades.

Em menos de 10% dos infectados pode ocorrer diarreia aquosa profusa de instalação súbita (aguda, ou seja ocorre de repente), potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sanguínea. Cãibras podem ocorrer devido a perdas de minerais (potássio). Esses casos ocorrem sobretudo, em pessoas debilitadas e/ou com a imunidade baixa.

Cólera tratamentos
O tratamento da cólera é feito principalmente pela reidratação. Deve-se repor os líquidos perdidos. Reidratantes orais e repositores hidroelétrolíticos podem ser prescritos assim como o soro caseiro e água-de-coco. Os soros para reidratação devem conter minerais e glicose.

Em casos em que o vômito também está presente, deve-se procurar o médico imediatamente, pois todo o líquido bebido via oral será eliminado pelo vômito. Então, a reidratação não irá ocorrer.

Cuidados com a água e com os alimentos (prevenção da cólera)

Água - Beba sempre água filtrada e ou/fervida por pelo menos 5 minutos, ou ainda deixe a água segura para beber com a seguinte fórmula: 1 litro de água e 2 gotas de água sanitária. Beba após 20 minutos.

Não beba sucos de origem duvidosa (com que tipo de água foi feita?). Nesses casos as águas industrializadas, água-de-coco em caixinha e até refrigerantes podem ser mais seguros.

Evite pedir para que se coloque gelo em sua bebida, a menos que tenha sido feito com água filtrada e evite consumir água-de-coco de ambulantes com pouca ou nenhuma higiene em seus carrinhos.

Alimentos - O vibrião da cólera não sobrevive a temperaturas maiores de 80º C, dessa forma os alimentos cozidos acima dessa temperatura estarão livres da bactéria.

Os frutos do mar são alimentos muito propensos a carregarem a bactéria. Por isso, não os consuma crus.

Não consuma verduras que você não tem certeza de que foram corretamente lavadas e higienizadas com água sanitária e bicarbonato de sódio.

Essas são medidas de extrema importância na prevenção da cólera (vibrião chlolerea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner