Publicidade
Tangerina - fruta da estação. "Conheça os benefícios da tangerina".

18.10.10

Lavar as mãos -corretamente - reduz infeccções hospitalares

Ads
Lavar as mãos corretamente (Anvisa), reduz - e muito - as infecções hospitalares. Leia o texto abaixo e em seguida veja tabela que mostra a maneira correta de lavar - higienizando - as mãos.

A meta de redução da infecção no hospital depende do ato simples de lavagem das mãos, da motivação e orientação dos profissionais da equipe de Saúde. O sabão comumente usado possui ação detergente, age mecanicamente e sem atividade bactericida.

Os anti-sépticos são formulações germicidas, sendo utilizados para reduzir o número de micróbios sobre a superfície da pele, e padronizados pelo Food and Drug Administration (FDA, 1978), quando foram definidas sete categorias de produtos. No Brasil, (estes compostos devem atender às recomendações da Portaria número 2616 de 1998), estabelece que em seu anexo IV, prioriza a lavagem e anti-sepsia das mãos.

Existe comercialmente uma diversidade de produtos para esta finalidade, como os álcoois que são considerados simultaneamente desinfetantes e anti-sépticos, e possuem excelente atividade contra todos os grupos de microrganismos, exceto os esporos. A concentração recomendada de etanol é de (70,0%), considerada ótima para destruir microrganismos, sendo mais eficaz do que o álcool absoluto.

O. Karabay e colaboradores, médicos infectologistas da Faculdade de Medicina de Bolu, na Turquia compararam os efeitos da lavagem das mãos e a contaminação em dois grupos de enfermeiras, observadas durante 6 meses. No grupo A- com 18 enfermeiras passaram a lavar a mãos, usando uma solução alcoólica; e no grupo B com 17 enfermeiras usando um sabonete germicida. Antes e depois da lavagem era feita uma cultura de material tirado da superfície da pele dessas enfermeiras.

As enfermeiras foram observadas nos dias 1, 7 e 14 do estudo, a fim determinar a aderência (a repetição das instruções de como lavar as mãos); e a eficácia dos produtos usados na higiene da mão dos dois grupos. Um total de 368 atividades rotineiras de cuidado com pacientes foi observado durante o período do estudo.


Artigos relacionados
Como lavar as mãos corretamente
Soluções higienizantes são obrigatórias


Veja abaixo, a maneira correta de lavar as mãos antes de cirurgias e antes de contato com os pacientes no quarto ou na realização de procedimentos laboratoriais. Preste bem atenção e não se esqueça da higiene das unhas, hein?

Como lavar as mãos corretamente Anvisa



Lavar as mãos corretamente (Anvisa), usando uma solução alcoólica reduziu significativamente a contaminação bacteriana as mãos das enfermeiras em 54% das vezes mais do que lavar a mãos, usando um sabão antimicrobiano 27% das vezes. A aderência foi também melhor no grupo lavagem da mão com solução alcoólica do que no grupo de lavagem da mão com sabonete germicida (72,5 e 15,4%, respectivamente; p < 0,001). A aderência foi mais baixo entre as enfermeiras que tinham uma experiência de mais de 3 anos na prática de hospital. A aderência e a lavagem das mãos foram menores entre as enfermeiras que trabalham em unidades de cuidados intensivos (UTI) do que entre as enfermeiras que trabalham nas outras divisões do hospital. Geralmente, após tirar as luvas, as enfermeiras preferiram lavar a mão a esfregar.
Fonte : Med Princ Pract. 2005 Sep-Oct;14(5):313-7
Ads
Publicidade
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica

Nenhum comentário:

novos artigos: