21.10.10

Melancia: Tratamento natural para hipertensão

Quem diria, a melancia, a fruta mais rica em água que existe pode ser usada como tratamento natural para hipertensão.

Um estudo da Universidade da Flórida mostrou que o consumo de melancia pode ser uma arma natural contra a hipertensão. A a melancia é uma ótima fonte de L-citrulina, um aminoácido que pode ser convertido em L-arginina. A L-arginina é precursora do óxido nítrico, substância vasodilatadora [quando o vaso (artéria) dilata a pressão arterial diminui].


O simples consumo de L-arginina não é uma boa opção para todo hipertenso já que este suplemento pode causar náuseas, desconfortos gastrintestinais e diarréia. Em contraste, a melancia ou seu extrato são bem tolerados.

Além disso, a fruta fornece vitaminas A, B6 e C, além de fibras, potássio e licopeno, protegendo o organismo contra radicais livres, diminuindo os níveis de homocisteína e regulando o funcionamento intestinal.

Os pesquisadores acreditam que a suplementação futura de L-citrulina será uma alternativa capaz de diminuir as dosagens das drogas antihipertensivas. Até lá, melhore seu consumo de frutas e inclua a melancia no seu cardápio.

Fonte: Arturo Figueroa, Marcos A. Sanchez-Gonzalez, Penelope M. Perkins-Veazie, Bahram H. Arjmandi. Effects of Watermelon Supplementation on Aortic Blood Pressure and Wave Reflection in Individuals With Prehypertension: A Pilot Study. American Journal of Hypertension, 2010.

Foto: Flickr

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner