22.10.10

Pressão alta ou hipertensão o que é

Neste artigo você encontra o que é pressão alta, hipertensão, os sintomas da pressão alta, as causas e os fatores de risco. Boa leitura!

O que é "pressão" arterial ou sanguínea?
A circulação sanguínea é como um canal que leva o sangue para todo o corpo e isso é feito pelos vasos denominados artérias, da mesma forma que tubulações levam água para toda a sua casa, em uma comparação simples e didática.

Esse sangue tem uma força (como a pressão da água) que é a pressão exercida por ele contra as paredes das artérias. Essa força que iremos chamá-la de 'pressão arterial' depende da intensidade dos batimentos cardíacos.

A pressão é mais alta quando o coração bate bombeando o sangue pelas artérias, isso é denominado pressão sistólica. Nos intervalos das batidas, a pressão cai, sendo chamada de pressão diastólica.

Então...

O que é pressão sistólica?
A pressão sistólica é quando o coração BATE bombeando o sangue pelas artérias.

O que é pressão diastólica?
Nos intervalos dessas BATIDAS a pressão cai, tem-se a pressão diastólica.

- Valores da Pressão arterial

A pressão arterial é dada pelos dois valores, da pressão sistólica e diastólica. Por exemplo, em um resultado de aferição de pressão 120/80 mmHg (a popular '12 por 8'), o primeiro número é a pressão sistólica e o segundo a pressão diastólica.

- Valores normais da pressão arterial

Os valores da pressão arterial considerados como ótimos ficam em torno de 120x80mmHg, mas são considerados normais valores de 110x70mmHg até 130x85mmHg e limítrofes valores até 139x90mmHg.

- Valor considerado como pressão alta (hipertensão)

>>O que é pressão alta ou hipertensão?

A pressão é considerada alta (hipertensão) quando estiver com valor de 140/90 mmHg e acima disso.

Quando a pressão está alta significa que o sangue está batendo com muita força e essa hipertensão é fator de risco para doenças cardiovasculares como:
  • infarto, 
  • AVC (derrame)
  • insuficiência cardíaca 
  • insuficiência renal crônica
  • arteriosclerose
  • morte súbita

A pressão arterial oscila durante o dia. Quando estamos em repouso (dormindo) ela é mais baixa e durante o dia ela é mais alta. Quando você está se exercitando ou fica nervoso a pressão 'sobe'.

Pressão alta, causas
  • Hipertensão primária: a maioria dos casos não se sabe a causa da hipertensão.
  • Doenças específicas (rins, tumores, etc.)
  • Hereditariedade
Fatores de risco para a hipertensão (pressão alta)

Pressão alta, sintomas
O grande problema da pressão alta é que muitas vezes ela não apresenta sintomas, por isso que aferir (medir) a pressão com frequência regular.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner