22.10.10

Proteína p11 estimula a serotonina atuando contra a depressão

Pesquisas recentes ligam uma proteína chamada de p11, aos receptores de serotonina ao torná-los disponíveis para ação.

Embora os especialistas já tenham estabelecido uma ligação entre a serotonina - substância cujo nível está ligado à depressão, humor e sono, o papel exato deste neurotransmissor ainda não está totalmente definido.


O principal autor do estudo, Per Svenningsson, relata que a descoberta mostra diminuição dos níveis dessa proteína p11 em animais com depressão induzida em laboratório e em tecidos cerebrais de pessoas com depressão. Ele conclui que medicamentos que aumentem as proteínas p11 no cérebro terão efeitos antidepressivos.

A 5-hidroxitriptamina ou serotonina (5-HT) é uma indolamina produto da hidroxilação e carboxilação do aminoácido L-Triptofano (veja alimentos ricos em triptofano). Ela tem um efeito inibidor da conduta juntamente com um efeito modulador geral da atividade psíquica. Atua sobre quase todas as funções cerebrais, inibindo-a de forma direta ou estimulando o sistema GABA.

Atualmente a equipe do professor Michael Kaplitt de Cornell Medical College, tem experimentado uma terapia similar em pacientes com doença de Parkinson e acreditamos que este tratamento pode ser facilmente adaptado para a depressão.

Via: Revista Science

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner