26.9.16

Arroz preto previne reações alérgicas e outras propriedades

Quando pensamos em valor nutricional e propriedades dos diversos tipos de arroz, normalmente, imaginamos nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Contudo, uma descoberta recente na comunidade científica é bem adversa da que esperaríamos ser inerente ao grão de arroz. Se bem que não é qualquer arroz, estou falando do arroz preto - também conhecido como arroz escuro - incomum em nossa alimentação.

Arroz preto previne reações alérgicas e outras propriedades
FotoFlickr.

O arroz preto é riquíssimo em antocianinas (aquele antioxidante escuro que dá cor ao feijão preto, leguminosas e frutas roxas e vermelho arroxeadas), sendo benéfico à saúde do coração. O arroz preto ainda é rico nas vitaminas E e e também em ferro.

Mas a maior descoberta é que o arroz preto pode prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite alérgica, por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável pelas reações alérgicas.

De acordo com Xu Zhimin, um professor adjunto no Departamento de Ciência dos Alimentos na Universidade Estadual da Louisiana:

..."Uma colher de farelo de arroz preto - ou 10 colheres de arroz cozido preto - contém a mesma quantidade de antocianinas como uma colher de mirtilos. Na verdade, Xu acredita que o arroz preto é mais nutritivo do que blueberries graças ao seu baixo teor de açúcar."

Fonte: Aol-Health.
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner