10.11.10

Benefícios de escrever à mão (e com as duas mãos)

Há muito que o termo escrever deixou de ser uma palavra que significa "pegar a caneta e colocar as letras no papel formando sentido entre elas", hoje em dia "escrevemos" usando o computador.

Mas, uma pesquisa recente demonstrou que escrever à mão é melhor para o bem-estar do nosso cérebro, assim como o aspecto romântico de que se está fazendo algo que está desaparecendo.

O estudo monitorou um norte-americano por imagens de ressonância magnética mostrando que a escrita à mão ativa mais áreas do cérebro, melhora o aprendizado das formas, dos símbolos e o uso da linguagem: a mão se comunica diretamente com o cérebro e ajuda a definir os termos e conceitos e aprender uma nova língua com mais facilidade a mão em vez de praticar em um teclado.

Escrever à mão faz com que você pense sobre o que escreve, a articulação é mais completa, a fixação na memória é melhor. Da mesma forma que escrever com as duas mãos (ambidestros) traz ainda mais benefícios para o cérebro.

Apenas uma ressalva, se eu fosse escrever à mão este texto, nenhum de vocês o leria e isso me dá muito prazer.

Poderá se interessar por: "Escrever errado é mais difícil" (escrevi no blog que leva meu nome).

Fonte: http://www.elmundo.es
Ads
Conteúdo do Saúde com Ciência é informativo/educativo. Não exclui consulta médica Este artigo pertence ao Saúde com Ciência. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

2 comentários:

  1. Olá !!

    Gostei do artigo, muito interessante estes benefícios da escrita à mão em nosso cérebro.
    Obrigada por compartilhar !!
    E compartilho da ressalva, dando os devidos méritos à nossa comunicação virtual ;)
    Grande abraço !

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner