11.1.11

Lixo, entulho, enchentes e a saúde pública

Com o verão tem início a temporada das chuvas e com ela as enchentes e alagamentos, que prejudicam o trânsito e põem em risco moradias e a vida de muitas pessoas, inclusive o pós enchente com a aparição de inúmeras doenças transmitidas por ratos (leptospirose), bactérias e fungos (diarreias e outras infecções), caramujo africano (diarreias, meningite, cegueira) e muitas outras doenças.

Devemos ter em mente que o lixo é um problema de saude pública.

Geralmente, cobramos das autoridades do governo por soluções imediatas, mas nos esquecemos de fazer algo para evitar enchentes e alagamentos. Uma atitude simples e muito - mas muito mesmo - eficiente é com relação ao que fazemos com nosso lixo e entulho.


Muitas pessoas jogam lixo no rio Tietê e os deixam nas ruas das grandes cidades, próximos a bueiros. Ora, se os bueiros servem justamente para que a água da chuva seja absorvida e não provoque enchentes, com o acúmulo de lixo e entulhos (até móveis), esses bueiros entopem e a água que deveria entrar neles se acumula na superfície alagando as ruas das cidades.

Veja: Dicas de limpeza após as enchentes aqui.

Lembre-se: "Lixo e enchentes estão sempre de mãos dadas". Façamos algo, joguemos o lixo no lixo. Simples assim!!

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner