24.1.11

WWP2: O gene que espalha o câncer

Introdução: O gene WWP2 é uma proteína (enzima) e está presente em todos os organismos e tem a capacidade de fazer com que proteínas específicas interajam entre si. Porém, quando o gene WWP2 está defeituoso, o mesmo é capaz de espalhar o câncer pelo corpo.

Um grupo de cientistas da Universidade de East Anglia têm motivos de sobra para comemorar. De acordo com o que foi publicado na revista científica "Oncogene", os pesquisadores descobriram que o gene WWP2 é capaz de deflagrar a metástase, ou seja, o gene tem a capacidade de "espalhar o câncer".

Dessa forma o medicamento correto para bloquear o gene, conhecido como WWP2, poderia barrar a propagação do câncer, mantendo as células cancerosas dormentes.

O dr. Andrew Chantry, da Escola da UEA, de Ciências Biológicas, chefe da pesquisa, diz que os resultados podem gerar a necessidade de uma geração totalmente nova de drogas de de combate ao câncer. E explica:

"O desafio agora é identificar uma droga potente, que vai ficar dentro das células cancerosas e destruir a atividade do gene WWP2. Esta é uma tarefa difícil mas não impossível, facilitada pela compreensão mais profunda dos processos biológicos revelados nesta pesquisa."

O gene WWP2 é encontrado dentro de células cancerosas e das não cancerosas. Os pesquisadores explicam que o gene ataca os inibidores naturais de câncer, conhecidos como Smads - proteínas que enviam sinais para o núcleo das células e agem como supressores de tumor. Ao bloquear a ação de WWP2, o câncer pode ser interrompido.

O Dr. Mark Matfield, coordenador científico da Associação Internacional de Pesquisa do Câncer (AICR), diz: "Esta é uma descoberta muito excitante e (...) pode abrir caminhos para desenvolver novas formas de tratar o câncer."

As novas descobertas mostram uma abordagem totalmente nova para o tratamento do câncer mostrando que bloquear a ação do gene WWP2 é possível. A ação do gene foi identificada por pesquisadores durante o estudo dos inibidores naturais de câncer, os já citados Smads. Os pesquisadores dizem que drogas para interromper o gene e a interrupção do câncer pode ser desenvolvido dentro de dez (10) anos.

Fonte: EmaxHealth

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Um comentário:

  1. Adorei o site, muito informativo.

    Aproveito e convido também para o novo espaço online HT | Health News ( http://www.trevisi.com.br/blog/ ) . Sua opinião é muito importante para nós.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner