23.2.11

Celular faz mal a saúde?

A exposição ao telefone celular por 50 minutos altera a atividade das células do cérebro, afirma estudo.

Há muito que se ouve a pergunta: Celular faz mal a saúde? Até há pouco tempo se sabia que a radiação do celular apenas alterava a temperatura do local onde o celular ficava encostado, ou seja o celular altera a temperatura do ouvido. Nada mais. Outras hipóteses - até agora - não passam de mito, como as perguntas: "celular causa câncer?" e "celular causa impotência?"

Porém....
Uma pesquisa recente pode ser o início de uma resposta mais satisfatória à pergunta (celular faz mal à saúde). Um estudo com pessoas saudáveis comparou a atividade cerebral de quem não tinha exposição ao celular com os voluntários que passavam 50 minutos ao telefone móvel. Esse tempo de exposição foi suficiente para provocar alterações a nível celular nas células cerebrais. Ainda não se sabe se estas alterações são prejudiciais e o quanto são.

Alterações celulares no cérebro encontradas
Foi verificado um aumento do metabolismo de glicose nas células dos tecidos do cérebro, na região mais próxima da antena do celular.

Os aumentos do metabolismo foram significativamente correlacionados com as amplitudes estimadas de campo eletromagnético, tanto para o metabolismo absoluto ( R = 0,95, P <.001) e no metabolismo normalizado ( R = 0,89; P <.001). O estudo foi feito no National Institutes of Health pela equipe da cientista Nora Volkow e o estudo foi publicado no "Journal of the American Medical Association" (JAMA).


 Mais pesquisas deverão ser realizadas para se avaliar os efeitos da alteração do metabolismo da glicose no cérebro gerada pela radiação eletromagética dos celulares.

Fonte: JAMA

O conteúdo do www.saudecomciencia.com é informativo e educativo. Não exclui consulta com profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentário/sugestão de artigo. Ler Regras para Comentários.

Assine nossa newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner